Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Cidades > Capa

ANO 115 Nº 221 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 9 DE MAIO DE 2010

Novo atrativo para os turistas na serra gaúcha

 Trabalhos de implantação da de infraestrutura turística do Parque dos Pinheiros estão na fase final | Foto:  Halder Ramos / ESPECIAL / CP

Trabalhos de implantação da de infraestrutura turística do Parque dos Pinheiros estão na fase final | Foto: Halder Ramos / ESPECIAL / CP

Trabalhos de implantação da de infraestrutura turística do Parque dos Pinheiros estão na fase final
Crédito: Halder Ramos / ESPECIAL / CP

HALDER RAMOS | hramos@correiodopovo.com.br

O Parque dos Pinheiros promete ser o maior atrativo turístico público da serra gaúcha. Localizado em Gramado e com investimentos previstos de R$ 5 milhões, o parque ecológico está em fase de instalação da sua infraestrutura e deve ser aberto em junho deste ano.

A primeira etapa prevê a construção do pórtico de entrada, a central de atendimento ao turista, salas para pequenos eventos, bares, sanitários, lojas, estacionamento e acessos internos, além da pavimentação da estrada de acesso ao empreendimento. Foram asfaltados 2,5 quilômetros no bairro Mato Queimado.

Após receber a infraestrutura, a próxima fase do projeto contempla a implantação dos equipamentos turísticos. Com 133 hectares, o Parque dos Pinheiros será um espaço para contemplação da natureza. Na barragem da área, serão realizados esportes náuticos e passeios de barco como atrativos. A meta é que a energia que será utilizada no local, tanto para movimentação de barcos quanto funcionamento das estruturas, seja gerada a partir de recursos naturais. "Os barcos serão à vela ou com motor elétrico", detalha o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado da Prefeitura de Gramado, Vonei Benetti.

Será instalado também teleférico e trenó de pequena velocidade. Haverá ainda trilhas ecológicas, tirolesa e outros esportes radicais. "O teleférico vai ligar o parque e a cidade. O trajeto terá 2,5 quilômetros", diz o secretário. Ele ressalta que a administração municipal busca parceria da iniciativa privada para explorar os equipamentos turísticos. "Investimos em infraestrutura para deixar o parque apto a receber turistas. No entanto, a estrutura turística será terceirizada. O empreendimento deve estar totalmente concluído em 2011", acredita.

O local é um antigo projeto da comunidade. Na década de 1980, a barragem Parque dos Pinheiros foi idealizada para suprir a necessidade de abastecimento de água da cidade. Porém, o projeto foi extinto. Depois, a administração municipal reativou o projeto e concluiu a obra da barragem em 2004. Na atual gestão, o prefeito Nestor Tissot voltou a investir no parque e buscou recursos com o Ministério do Turismo.