Porto Alegre

14ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Jornal > Geral

ANO 115 Nº 294 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2010

Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia

 Pedra Azul tem 1.882 metros de altura e surpreende visitantes pelas variação de cores | Foto:  MILTON SARDI / ESPECIAL / CP

Pedra Azul tem 1.882 metros de altura e surpreende visitantes pelas variação de cores | Foto: MILTON SARDI / ESPECIAL / CP

Pedra Azul tem 1.882 metros de altura e surpreende visitantes pelas variação de cores
Crédito: MILTON SARDI / ESPECIAL / CP



Longe das praias, uma ótima alternativa de passeio nos dias em que o Sol resolver sair de cena, ou mesmo com ele presente, é visitar a cidade de Domingos Martins, na região Sudeste. O município abriga o Parque Estadual da Pedra Azul, com altitude média de 1.350 metros. Com 10 mil hectares de extensão, apenas 5% da unidade de conservação capixaba, que abriga a Pedra Azul (1.882 metros de altura) e a Pedra das Flores (1.909 metros de altura), podem ser visitados. O local, de beleza ímpar, é um cartão postal do Espírito Santo.

A região está a maior parte do tempo encoberta pelas nuvens e, por conta disso, a sensação de frio se faz presente. O ambiente é propício para orquídeas e bromélias, embora as hortênsias também sejam avistadas por lá. No parque, ficam localizados as nascentes do rio Jucu, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória, além de vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

O destaque, porém, fica por conta da Pedra Azul, que assim foi batizada porque, dependendo da incidência solar, pode mudar de cor. Não raras vezes, fica azul, mas dependendo da luminosidade, o amarelo e o verde entram em cena. A estimativa é que mude de cor 36 vezes por dia. No entanto, o branco acinzentado é a cor predominante. O melhor ponto para fotografá-la fica entre os quilômetros 89 e 90 da BR 262. Do local é possível avistar o lagarto - saliência rochosa em forma de animal -, que parece estar subindo pela encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse, é fácil observar a Pedra das Flores. A Reserva Florestal de Pedra Azul ocupa área que abrange três municípios: Domingos Martins, Alfredo Chaves e Vargem Alta.

Como se vê, o Espírito Santo possui um vasto cardápio turístico, dos passeios à mesa.