Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

Jornal > Há um século no Correio do Povo

ANO 115 Nº 314 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2010

Correio do Povo do dia 10 de agosto de 1910 noticiava:



Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | chirivino@correiodopovo.com.br

DIVERSAS

Theatro em Santa Maria - Como ja temos noticiado, a intendencia municipal de Santa Maria cogita da constsrucção de um theatro naquella cidade. Para este fim, foi ella autorisada pelo Conselho a contrair um emprestimo de até 180 contos de réis, typo ao par e juro de 7% annual, com amortisação tambem annual de 2%. Particularmente já foram tomados cerca de 100 contos de réis do emprestimo. Sabemos que, por estes dias, deverá chegar, á Porto Alegre, uma commissão de comerciantes de Santa Maria, composta pelos srs. Coriolano Camboim, Orestes Toffoli Culau, Attilio Marsiaj e Octaviano V. Araujo, que vêm angariar novos subscriptores. O coronel Ramiro de Oliveira, intendente municipal de Santa Maria, e o commercio local ligam a esse melhoramento o maximo interesse. O architecto dr. Moreira Maciel já está naquella cidade elaborando o projecto do novo theatro.

Desfalque - Segundo lemos em um jornal do Rio, attinge a 44.490$464 o desfalque verificado na Delegacia Fiscal do Paraná.

Escola de Engenharia - O dr. João José Pereira Parobé, director desse estabelecimento, requereu á Delegacia Fiscal a entrega da quantia de 20.000$, conforme o crédito concedido pela Directoria da Despeza Publica como premio de animação por serviços prestados á agricultura, como a recente creação do Instituto Agronomico e Veterinario. O requerimento teve despacho favoravel.

Entre soldados e marinheiros - Hontem, ao anoitecer houve grosso sarilho, á travessa Payssandu, entre numerosos grupos de marinheiros e de soldados da Brigada Militar. O capitão Armando de Moraes Silveira, official d''estado ao 1 batalhão da Brigada Militar, sabendo do facto, fez expedir escoltas para o local do conflicto, sendo presas e recolhidas ao quartel daquelle corpo, 12 praças. Os marinheiros fugaram, alguns delles levemente feridos. Mais tarde, o capitão Armando mandou novas escoltas percorrer varios becos, afim de recolher qualquer soldado da Brigada Militar ao quartel.

Immigrantes - Seguiram, ante hontem para a colonia Erechim, no municipio de Passo Fundo, 28 immigrantes. Hontem, pelo Itaperuna, vieram 70 immigrantes, que amanhã seguirão para a zona colonial.

TELEGRAMMAS

Fabrica de cerveja

Rio Grande, 9 - O negociante Raphael Anselmi seguiu para a Europa, aonde foi adquirir machinismos para uma grande fabrica de cerveja.

Radiogamma

Rio Grande, 9 - O Orion, depois de ancorar neste porto, hoje, communicou-se com Montevidéo, por meio de um radiogramma.

Camara dos Deputados

Rio, 9 - Por falta de numero, não houve, hoje, sessão na Camara dos Deputados.

Conferencias litterarias

Rio, 9 - A escriptora franceza Georges Maldague iniciará amanhã aqui uma série de conferencias.

Revolução na VenezuelaParis, 9 - Dizem de Venezuela que os revoltosos tomaram as cidades de San Ubaldo e S. José, apossando-se de muito armamento e munição.

Indemnisações

Paris, 9 - O ministro do Exterior da França, por meio da imprensa, recommendou aos francezes lesados nas revoluções que rebentaram no Brazil, principalmente no Rio Grande do Sul, em 1893, que entreguem ao commissario encarregado da distribuição das indemnisações, os documentos de divida, até dia 15.

Accusações ao Brazil Londres, 9 - Telegrapham de Georgetown, dizendo que colonos inglezes, residentes na froneira da Guyana Ingleza, accusam o Brazil de violar os tratados estabelecidos, impondo dieitos pesados para os animaes e as carnes exporados para o territorio brazileiro.

Centenario do México

Roma, 9 - O marquez Bugnano partirá desta capital á 12 do corrente para tomar parte nas festas do centenario do México.

A grafia de época está preservada nos textos acima





HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO > correio@correiodopovo.com.br