Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Jornal > Ensino

ANO 116 Nº 122 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 30 DE JANEIRO DE 2011

Escola ganha prêmio Pontinhos de Cultura

Destaque do Ministério da Cultura incentiva o bom trabalho desenvolvido

Proposta escolar alia o conteúdo formal a estudos em diversas artes
Crédito: DIVULGAÇÃO / CP

Práticas artísticas e trabalhos manuais associados aos conteúdos apresentados em sala de aula garantiram um prêmio de R$ 30 mil à Escola Querência, situada na zona Sul de Porto Alegre. A unidade de Ensino, que utiliza a Pedagogia Waldorf em suas atividades, foi a única do Rio Grande do Sul a conquistar o prêmio Pontinhos de Cultura, incentivo concedido pelo Ministério da Cultura a 300 iniciativas em todo o Brasil.

A diretora-presidente da Associação Micael de Pedagogia Waldorf no RS - instituição mantenedora da escola - Eliana Machado, explica que a proposta escolar consiste em compor o conhecimento transmitido aos estudantes com frações de conteúdo formal e artes. Entre as expressões desenvolvidas na Querência estão canto, flauta, harpa, violino, piano, marcenaria, pintura, tricô de dedos e com agulhas.

"A Pedagogia Waldorf, endossada pela Unesco em 1994, está em processo de consolidação no Estado e fica mais fortalecida por este reconhecimento do Ministério da Cultura, o qual valoriza a proposta de apreender fazendo", definiu a diretora Eliana.

De acordo com a educadora, o recurso conquistado com o prêmio será aplicado em melhorias e aquisição de equipamentos, instrumentos musicais e ferramentas, além da ampliação da capacitação dos professores.

Criada há sete anos, a Escola Waldorf Querência tem turmas de 1 a 7 série do Ensino Fundamental. Em 2013, prevê completar o ciclo de nove anos do Fundamental. Atualmente, possui 65 alunos, divididos em até 12 por turma. A escola funciona na avenida Arlindo Pasqualini, 232, bairro Jardim Isabel, na Capital.