Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

32ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Cidades > Capa

ANO 116 Nº 140 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2011

Santo Ângelo

Um lugar para resgatar história

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Buriti, a 18 km da cidade, é recanto rico em atrativos | Foto: Rogério Sartori / especial / cp

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Buriti, a 18 km da cidade, é recanto rico em atrativos | Foto: Rogério Sartori / especial / cp

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Buriti, a 18 km da cidade, é recanto rico em atrativos
Crédito: Rogério Sartori / especial / cp

O distrito de Buriti, distante 18 quilômetros da cidade de Santo Ângelo e que em 2010 comemorou seu centenário de colonização, abriga um atrativo que recebe expressivo número de visitantes neste período de férias. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima localiza-se em terreno de 15,6 hectares e foi idealizado pelo religioso José Egon Gebert. O local é mantido pela Congregação dos Padres da Sagrada Família, à qual o sacerdote pertence.

Há alguns anos, ele resolveu doar a área para a congregação porque não dispunha de tempo para cuidá-la. Atualmente, o padre trabalha em uma paróquia no estado de Santa Catarina. No dia 6 de maio de 2009, o prefeito Eduardo Loureiro sancionou a lei 3.275, que considera o santuário, construído com pedras, um ponto turístico do município.

Os visitantes do Sítio Nossa Senhora de Fátima, onde está localizado o espaço religioso, também podem conhecer o Museu do Buriti, que guarda peças sacras, pertencentes ao padre Gebert. Além de objetos que identificam o trabalho deixado por antepassados e alguns artigos indígenas encontrados na comunidade, o local abriga o primeiro aparelho de telefone que pertenceu à Cooperativa Mista Agrícola Buriti.

O sítio conta também com outros atrativos, como um pavilhão que mantém máquinas e equipamentos antigos usados na agricultura, lagos, trilhas ecológicas, salão para retiro espiritual e espaços para lazer. Além disso, em meio à vegetação, o público pode conhecer um grande rosário feito com madeira de pau-brasil e suspenso por cabos de aço.

No santuário, é possível fazer orações num altar que tem como cenário a cruz missioneira e no qual são celebradas missas. O horário de visitação do Sítio Nossa Senhora de Fátima é de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, e aos sábados, até o meio-dia. O ingresso, que serve como taxa de manutenção, custa R$ 2,00 por pessoa. Os interessados também podem agendar uma visita, pelos telefones (55) 3509-1068 ou (55) 3312-2815.