Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Cidades > Capa

ANO 116 Nº 160 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2011

Pelotas

Grupo Especial anima Carnaval da cidade

'Bahia de todos os santos' foi o enredo da Estação Primeira do Areal | Foto: carlos queiroz / especial / cp

'Bahia de todos os santos' foi o enredo da Estação Primeira do Areal | Foto: carlos queiroz / especial / cp

'Bahia de todos os santos' foi o enredo da Estação Primeira do Areal
Crédito: carlos queiroz / especial / cp

As escolas de samba do Grupo Especial de Pelotas desfilaram nessa segunda-feira, na terceira noite do Carnaval de Rua 2011. A primeira entidade a entrar na passarela da antiga Viação Férrea, no bairro Simões Lopes, foi a Imperatriz da Zona Norte. Apesar de não concorrer ao título, por não ter o número mínimo de componentes, a agremiação demonstrou empenho e superou a dificuldade de desfilar sem a presença da presidente, Juraci Fagundes, que está hospitalizada. Segundo a diretora de eventos da entidade, Maria Quevedo, o grupo entrou na passarela com a mesma garra de sempre, justamente em homenagem à presidente.

A Academia do Samba, segunda escola a desfilar, apresentou o tema "Uma história brilhante", em comemoração ao centenário do Clube Brilhante de Pelotas. Segundo o presidente da entidade, Jelmes Baquini, mais de cem fantasias não ficaram prontas a tempo, o que pode prejudicar o grupo no concurso. A Academia trouxe 650 componentes, em quatro carros alegóricos e 12 alas.

A Unidos do Fragata levantou o público com o mote "Deus Baco e os Sátiros". A escola mostrou três grandes carros alegóricos. O primeiro representava a fragata que se veste de gôndola veneziana para recepcionar Baco. O segundo trazia uma réplica do Cristo Redentor, em homenagem ao Rio de Janeiro. A terceira alegoria comemorava os 20 anos da Unidos do Fragata.

A Escola de Samba Estação Primeira do Areal, penúltima a desfilar, levou ao Carnaval 2011 o tema "Bahia de todos os santos". Para o presidente da entidade, Francisco de Paula Prestes, o ponto alto da apresentação foi a harmonia. As 1,2 mil pessoas que desfilaram pela entidade estavam distribuídas em quatro carros alegóricos e dez alas.

Encerrando a noite das escolas de samba do Grupo Especial, a General Telles, campeã do ano passado, entrou na Passarela do Samba às 3h35min. Ao contar a história do teatro, a entidade mostrou o tema "Avante com todo o esquadrão, a Telles canta um centenário de paixão", em homenagem ao centenário do Grêmio Esportivo Brasil. O presidente Paulo Marques de Ávila julgou como ponto alto do desfile o samba-enredo. A entidade levou para a avenida 1,2 mil pessoas, em quatro alegorias e 16 alas.

A apuração dos resultados do Carnaval de Rua de Pelotas ocorrerá na sexta-feira e a apresentação das campeãs está programada para o próximo sábado. Na noite de ontem, aconteceu o segundo dia de desfiles das bandas carnavalescas - que teve início no último domingo - e a apresentação do grupo principal das escolas de samba mirins. De acordo com a administração municipal, devem ser retomadas ainda neste mês as reuniões entre a Secretaria de Cultura de Pelotas e entidades carnavalescas para tratar de um novo local para a Passarela de Eventos.