Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

Jornal > Internacional

ANO 116 Nº 164 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 13 DE MARÇO DE 2011

Líbios acirram disputa por Ras Lanuf

Comboios de revoltosos dirigem-se à cidade portuária | Foto: roberto schmidt / afp / cp

Comboios de revoltosos dirigem-se à cidade portuária | Foto: roberto schmidt / afp / cp

Comboios de revoltosos dirigem-se à cidade portuária
Crédito: roberto schmidt / afp / cp

Trípoli -Rebeldes da Líbia apelaram por armas neste sábado, enquanto enviavam combatentes para atacar as forças de Muammar Kadhafi. Na sexta-feira houve novos confrontos em Ras Lanuf, cidade portuária petrolífera no Leste da Líbia, após dura batalha na mesma área no dia anterior, informaram os revoltosos. "Nós não sabemos exatamente o que ocorre em Ras Lanuf, mas ouvimos que ainda há confrontos", disse Salem Abdulrahman, um combatente rebelde. "Então seguiremos para lá. Nós vamos lutar e vamos vencer", assegurou.

Mais de 20 caminhões e jipes seguiam para Ras Lanuf após rebeldes finalmente permitirem que jornalistas deixassem Ajdabiya, restringindo inicialmente o acesso por "razões de segurança". Segundo informações que circulavam sexta, Ras Lanuf havia voltado ao controle das forças de Kadhafi.

Um comandante rebelde disse que suas tropas conseguiram retirar o Exército de Ras Lanuf, mas um médico em contato com combatentes disse que haveria apenas focos isolados de resistência rebelde. Além disso, forças leais a Kadhafi teriam lançado um ataque aéreo contra Ras Lanuf. Ambulâncias também não teriam recebido permissão para ir à cidade. Rebeldes disseram que haveria ainda alguns bolsões de resistência em Ras Lanuf e confrontos, mas que naquele momento o Exército estaria no controle da área. A emissora de televisão estatal também informou que partidários do governo teriam realizado uma "limpeza" em Ras Lanuf.