Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Jornal > Geral

ANO 116 Nº 168 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2011

Exposição no Gasômetro marca unificação da Itália

Evento abre hoje às 19h na Usina | Foto: PAULO NUNES

Evento abre hoje às 19h na Usina | Foto: PAULO NUNES

Evento abre hoje às 19h na Usina
Crédito: PAULO NUNES

O Consulado Geral da Itália de Porto Alegre abre hoje a mostra "Immaguini Strocihe dell'' Italia Unita", no segundo andar da Usina do Gasômetro. O evento marca a comemoração dos 150 anos da unificação italiana, denominada Ressurgimento. De acordo com a diretora do Setor de Cultura e Estudos do consulado, Lorella Schirizzi, o objetivo da mostra é trazer informações sobre o processo de transformação daquele país, consolidado em 17 de março de 1861. "Essa ação está sendo realizada em poucos consulados italianos e a Capital foi escolhida como uma das que podem contar com esse material, trazido de museus como o de Milão e Lodi", assinalou.

São mais de 50 fotografias da época do Ressurgimento e outros 20 documentos, quase todos originais, além de livros que contam fatos importantes deste momento que unificou a Itália. "Entre os documentos há alguns que tratam de uma personalidade com papel importante tanto aqui no Rio Grande do Sul e Santa Catarina quanto na Itália, que foi Giuseppe Garibaldi", ressaltou a diretora de Cultura e Estudos.

O evento de abertura será direcionado somente a convidados, a partir das 19h de hoje, com a presença do vice-cônsul Stefano di Vittorio. A visitação pública estará aberta a partir de amanhã. A exposição faz parte de uma programação iniciada na semana passada com um seminário sobre a unificação da Itália, que ocorreu na PUCRS. Durante o segundo semestre será realizado um "concerto-aula", que trará músicos italianos para interpretar temas musicais da época do Ressurgimento. "Queremos também levar esses eventos para o Interior, em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves", acrescentou Lorella.