Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Arte & Agenda > Capa

ANO 116 Nº 179 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2011

Importante é preservar

 Augusto Bier, em sua gestão, destaca que irá cuidar do acervo do Museu Hipólito | Foto:  TARSILA PEREIRA

Augusto Bier, em sua gestão, destaca que irá cuidar do acervo do Museu Hipólito | Foto: TARSILA PEREIRA

Augusto Bier, em sua gestão, destaca que irá cuidar do acervo do Museu Hipólito
Crédito: TARSILA PEREIRA

O jornalista e cartunista Augusto Franke Bier, à frente do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, pretende buscar apoio financeiro para resgatar e preservar o acervo da instituição. Segundo Bier, a gestão anterior se preocupou mais em dar visibilidade ao museu no imaginário popular, mas agora, em sua administração, irá cuidar do importante acervo da instituição. Entre uma de suas principais iniciativas está a de implantar a climatização, a informatização e a reestruturação do material, sobretudo, nas áreas de fonografia, imprensa e cinema.

"Na área de cinema pode-se dizer que há uma perda de 40% do material por falta da climatização ideal. Há também problemas no mobiliário, infestado de cupim", relata. A área de imprensa, composta de cerca de 3 mil títulos, com 700 publicações raras, está a perigo por causa da deterioração do papel. No segmento de fonografia, Bier diz que o material precisa ser digitalizado e ganhar um novo mobiliário. "Há discos no chão", ressalta. Já o acervo tridimensional e o de fotografia estão bem conservados e acondicionados.

Bier está tentando ver em que situação estão os R$ 200 mil que foram aprovados para orçamento do museu por meio de uma emenda parlamentar no ano passado, mas que ainda aguarda liberação pelo Senado. Entre as atividades que ele pode adiantar está a comemoração do aniversário da revista Kodak e um encontro para discutir e exibir produções caseiras feitas nos anos 20 na Capital.