Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

Jornal > Há um século no Correio do Povo

ANO 116 Nº 192 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2011

Correio do Povo do dia 10 de abril de 1911 noticiava:

Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | chirivino@correiodopovo.com.br.

DIVERSAS

Peste bubonica - Ouvimos dizer que a Directoria de Hygiene recebeu communicação do apparecimento de alguns casos de peste bubonica em Santa Maria. Afim de syndicar do facto, seguiu, hontem, para aquella cidade o dr. Ivo Affonso Corseuil, médico da Directoria de Hygiene.

Abolição do trote - Com o fim de deliberarem sobre a abolição do trote, reunir-se-ão, hoje, em sessão, os academicos da Faculdade de Medicina e Pharmacia.

Que genro - Hontem, á 1 hora da madrugada, Virgilio de tal arrombou a porta do prédio onde reside sua sogra, dona Senhorinha de tal, na rua João Alfredo, tentando feril-a á faca. Aos gritos da victima, acudiu a patrulha de ronda no local, que poz em fuga o aggressor. Virgilio alega que ha seis mezes sua sogra lhe faz uma opposição systematica, retendo naquelle predio a sua esposa.

''Jupe-culotte'' - Na vitrina do Chic-Parisien, á rua dos Andradas, foi, hontem á noite, exposto um novo modelo da jupe-culotte, tendo sido muito apreciado.

Commemoração - A Sociedade de Beneficencia Homeopathica desta capital commemorará, hoje, no salão do Club Caixeiral, com uma conferencia publica, o 155 anniversario natalicio de Samuel Hahnemann, fundador da homeopathia, discorrendo sobre o assumpto o sr. Ignacio C. Cardoso.

Passaportes - Tiraram, hoje, passaportes, no gabinete dactyloscopico da Chefatura de Policia, o coronel Manoel Py e o sr. Carlos João Schroeder.

TELEGRAMMAS

Exgottos municipaes

Pelotas, 10 - O dr. José Barsa Gonçalves, intendente municipal, recebeu o projecto de revisão das obras de exgottos municipaes, elaborado pelo engenheiro civil Alfredo Lisboa.

Companhia lyrica

Pelotas, 10 - A assignatura da companhia lyrica, dirigida pelo tenor Pietro Schiavazzi, foi bem acolhida nesta cidade.

A estrea da troupe foi com a opera Boheme, de Puccini e cuja representação agradou.

Ascensão em balão

Bagé, 9 - Hoje, ás 3 horas da tarde, no hippodromo 20 de Setembro, perante grande assistencia de familias e povo, o joven Cezar Vellar subiu no balão Granada, que pertenceu ao capitão Magalhães Costa. O balão conservou-se durante cinco minutos a grande altura. Aquelle joven, ao descer, foi alvo de grande manifestação. Foi grande o movimento de vehiculos para o local. Uma banda de musica abrilhantou o acto.

Revolução no Mexico

New York, 9 - Telegrammas de Chitua annunciam que o chefe da revolução mexicana, general Madero, acampou com seu exercito junto ás forças legaes. Accrescentam que aquelle general enviou um ultimatum ao presidente Porfirio Diaz, exigindo que este abandone o paiz, afim de se proceder á eleição de um novo presidente.

Dizem ainda que o commandante em chefe das forças revolucionarias, em seu ultimatum, declara aceitar a nomeação de algum dos ministros do actual governo para occupar interinamente o cargo de presidente da Republica, até ser feita a eleição.

A questão das farinhas

Buenos Aires, 9 - O ministerio do Exterior recebeu novas communicações do ministro argentino no Rio de Janeiro sobre a missão que lhe foi confiada, de obter para as farinhas argentinas as mesmas tarifas a que estão sujeitas as norte-americanas.

As negociações vão bem encaminhadas, esperando-se que o governo do Brazil attenda aquelle pedido.

A grafia de época está preservada nos textos acima





HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO > correio@correiodopovo.com.br