Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Jornal > Há um século no Correio do Povo

ANO 116 Nº 92 - PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E
SÁBADO, 1 DE JANEIRO DE 2011

Correio do Povo dos dias 31 de dezembro de 1910

Pesquisa e edição: RENATO BOHUSCH | renatobohusch@correiodopovo.com.brDIVERSAS

Minas de carvão - No cartorio do notario coronel Oliveira Neves, foi hontem assignada a escriptura de compra e venda do terreno (2 1/2 milhões de metros quadrados) onde se acham situadas as minas de carvão do Butiá, no municipio de S. Jeronymo. A transacção foi effectuada por 30:000$000, sendo vendedor o sr. Christalino Ferreira da Silva e compradores os srs. Nicacio Teixeira Machado e Preiss, Wiedmann & C.

Objectos perdidos - Acha-se depositado em nosso escriptorio uma chave, encontrada, hontem, na Praça Senador Florencio.

Novo açougue - O sr. Vicente R. Montano abrirá, amanhã, á frequencia publica, um bem montado talho, no predio n. 261 da rua Voluntarios da Patria. Hoje, ás 11 horas da manhã, serão distribuidos 1.000 kilos de carne verde ás pessoas pobres que visitarem o novo estabelecimento. As 4 horas da tarde, haverá uma festa dedicada á imprensa e aos amigos do proprietario da nova casa.

Repressão do jogo - Na vizinha villa de Gravatahy, a policia judiciaria abriu energica campanha contra o jogo. Ha dias, o coronel José Luiz de Vargas, delegado de policia, acompanhado do coronel Ernesto Gomes, intendente municipal, deu uma batida em certa casa de tavolagem, apreendendo roletas e petrechos de jogo.

Telegrammas

Colyseu bagéense

Bagé, 30 - Inaugurar-se-á, amanhã, o Colyseu Bagéense, que, examinado por engenheiros da Intendencia, foi julgado em condições de funccionar. O Colyseu póde comportar qualquer companhia de operetas.

Effeitos da secca

Alegrete, 30 - A secca, que, ha tres mezes, vem se fazendo sentir neste municipio, está dando sérios prejuizos ao commercio, criadores, agricultores e industriaes. Os consignatarios do commercio daqui, apezar da elevação de fretes, não conseguem carretas para Quaray, estando os seus depositos repletos de mercadorias.

Serviço de aguas e exgottos

Pelotas, 30 - A firma Pereira & Avancini apresentará proposta para a installação do serviço de aguas e exgottos, desta cidade.

Contrabando de xarque

Rio, 30 - A proposito do contrabando de xarque appreendido a bordo do Guarany, o Correio da Manhã diz, hoje, haverem sido falsificadas as assignaturas do despachante, que figurou no despacho da Alfandega de Livramento.

Linha de automoveis

Bagé, 31 - Ha um projecto, entre capitalistas desta praça, para o estabelecimento de uma linha de automoveis de Bagé a Melo, cidade Oriental, saindo ás 7 da manhã e chegando ali a tempo de ser tomado o trem para Montevidéo.

A grafia da época está

preservada nos textos acima





HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO > correio@correiodopovo.com.br