Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

32ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Carnaval 2012 > Capa

ANO 117 Nº 145 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2012

Tinga é bicampeã na Capital

Estado Maior da Restinga conquistou o segundo título consecutivo homenageando os vinhos brasileiros

Tricolor da zona Sul de Porto Alegre vence pelo segundo ano consecutivo e mantém a hegemonia do Grupo Especial no Complexo Cultural Porto Seco
Crédito: VINÍCIUS RORATTO

Com a diferença de apenas um décimo, o enredo em homenagem aos vinhos brasileiros conquistou os jurados cariocas e garantiu a Estado Maior da Restinga o título de bicampeã do Carnaval de Porto Alegre. A tricolor da zona Sul tem motivos de sobra para festejar a conquista. Primeira a entrar no Complexo Cultural Porto Seco, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial, a Tinga fez uma apresentação de "encher os olhos". Com belas fantasias e alegorias luxuosas, a escola retratou o tema "Da mitologia à realidade, a Tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!" e levantou a arquibancada. A colisão do terceiro carro alegórico contra uma grade lateral não comprometeu o espetáculo.

Com um desfile impecável, a Imperadores do Samba sagrou-se vice-campeã. A vermelho e branco, que encerrou a competição do Especial, deixou o Porto Seco como favorita ao título. A agremiação sacudiu as arquibancadas com o enredo "Imperadores apresenta Paulo Paim: Um leão na luta, que faz o bem sem olhar a quem". Chamou atenção a perfeição das alegorias e o elevado número de componentes nas alas da vice-campeã.

A Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, que havia assegurado um lugar junto à elite em 2011, volta para o Grupo A. Depois de ser rebaixada ao Grupo A em 2011, a Academia de Samba Praiana assegurou o retorno ao Especial em 2013, com o enredo "Do paraíso aos sete pecados capitais, Praiana mostra sua ira". Após ficar quatro anos fora do Carnaval de Porto Alegre, a Unidos do Guajuviras venceu no Acesso com o tema "O jogo vai começar, sou mais Guajuviras" e desfila no Grupo A em 2013. As campeãs voltam ao Porto Seco no próximo sábado.

Os vencedores

1º - Restinga - 238,3

2º - Imperadores - 238,2

3º - Império - 237,4

4º - Imperatriz - 235,5

5º - Vila Isabel - 234,9

6º - IAPI - 234,7

7º - Bambas - 233,3

8º - Acadêmicos - 232

9º - Embaixadores - 225,5

10º - Protegidos - 221,3