Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 15 de Dezembro de 2018

Arte & Agenda > Capa

ANO 117 Nº 158 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2012

Cinema gratuito abre festival

 Uma das atrações do Festival de Verão do RS de Cinema é 'Pina', de Wim Wenders | Foto:  O2 FILMES / DIVULGAÇÃO / CP

Uma das atrações do Festival de Verão do RS de Cinema é 'Pina', de Wim Wenders | Foto: O2 FILMES / DIVULGAÇÃO / CP

Uma das atrações do Festival de Verão do RS de Cinema é 'Pina', de Wim Wenders
Crédito: O2 FILMES / DIVULGAÇÃO / CP

Na próxima quinta-feira, irá começar em Porto Alegre a 8 edição do Festival de Verão do RS de Cinema Internacional em Porto Alegre. O evento irá exibir mais de 50 filmes, entre títulos inéditos e revisitas a clássicos. A cerimônia de abertura será às 21h do dia 8, com a exibição gratuita e ao ar livre do filme brasileiro "Xingu" na Rua dos Andradas (entre as ruas Bento Martins e João Manoel), onde o trânsito será interrompido em frente à Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). "Xingu", de Cao Hamburger, resgata a aventura dos irmãos Villas-Bôas desbravando o Brasil Central. Inspirado em fatos reais, tem no elenco João Miguel, Caio Blat e Felipe Camargo.

Neste ano, o festival irá ocupar, de 8 a 15 de março, os seguintes locais: na sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto NT de Cinema e Cultura, no Unibanco Arteplex, no Cine Santander Cultural, na sala Redenção da Ufrgs, no CineBancários e na sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro.

Entre os aguardados filmes inéditos, integrarão a programação do festival o documentário sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch em "Pina", de Wim Wenders; o brasileiro "Febre do Rato", de Cláudio de Assis, ganhador do Festival de Paulínia; o chileno "Post Mortem", durante o golpe de Estado no Chile; o francês "A Delicadeza do Amor", de David Foenkinos, entre outros títulos. Segundo o diretor da Panda Filmes, Beto Rodrigues, o festival coloca o Estado no circuito internacional de festivais. "Com o festival conseguimos exibir a diversidade cinematográfica não contemplada no circuito comercial de cinemas, possibilitando diálogo entre cinéfilos e realizadores, com debates, aulas magnas e workshops."

Também consta no programa a "Mostra Portugal", com filmes de cineastas como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, João Botelho e João Canijo; e "Mostra Ambiental", com documentários sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em homenagem aos 80 anos do nascimento do grande realizador François Truffaut, o festival inclui na agenda uma mostra com seis filmes do cineasta francês em cópias 35 mm restauradas. São eles "Beijos Proibidos", "Domicílio Conjugal", "A Sereia do Mississipi", "A História de Adele H.", "O Amor em Fuga" e "Atirem no Pianista".