Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

Jornal > Há um século no Correio do Povo

ANO 117 Nº 227 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2012

Correio do Povo do dia 14 de maio de 1912, terça-feira, noticiava:

Pesquisa e edição: RENATO BOHUSCH | renatobohusch@correiodopovo.com.br.

Diversas

Viação Ferrea - O ministro da Viação autorisou a "Compagnie Auxiliare des Chémins de Fer au Brésil" a lastrar, com pedra britada, o trecho de 3.500 metros compreendidos entre a estação de Porto Alegre e a parada de Navegantes, correndo a despeza por conta do custeio da nova estrada, visto não se tratar de obras novas.

Carvão rio-grandense - O Thesouro Nacional vae pagar 25:000$000 aos srs. Nicacio Teixeira Machado e Preiss Wiedmann & C., pelo desenvolvimento da industria de carvão de pedra do Butiá, no municipio de S. Jerônymo, neste Estado.

Acto meritorio - Conforme noticiámos, o "Armazem Garcia'', situado na Azenha, distribuiu, hontem, aos pobres que ali compareceram, duzentos e sessenta mil réis em generos e dinheiro. A concorrencia ao local foi extraordinaria de pobres e curiosos. Desse acto de philantropia foram tiradas diversas photographias. O proprietario do "Armazem Garcia" foi muito felicitado pelo bello exemplo que deu, indo ao encontro da pobreza necessitada que por ahi anda extendendo a mão á caridade.

Telegrammas

13 de maio

Cruz Alta, 13 - Hoje, dia consagrado á commemoração da fraternisação dos brazileiros, as bandas de música militares tocaram a alvorada. As repartições publicas não funccionaram e illuminaram, á noite, as suas fachadas. Tambem algumas sociedades locaes se conservam embandeiradas, durante o dia.

Academia Brazileira

Rio, 13 - A Academia Brazileira de Letras, em sessão realisada sabbado, elegeu para as vagas de Raymundo Corrêa e Araripe Junior o dr. Oswaldo Cruz e Felix Pacheco. Pacheco é secretario da redacção do Jornal do Commercio e deputado pelo Estado Piuhy.

A grafia da época está preservada nos textos acima



HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO > correio@correiodopovo.com.br