Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Jornal > Geral

ANO 117 Nº 255 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2012

Energia ''limpa'' em edifício

Professor instalou equipamento | Foto: TARSILA PEREIRA

Professor instalou equipamento | Foto: TARSILA PEREIRA

Professor instalou equipamento
Crédito: TARSILA PEREIRA

Como uma forma de incentivar outras pessoas a usarem energia não poluente, o professor de Direito Marcelo Sgarbossa fez o lançamento, no sábado, do painel fotovoltáico instalado no telhado do seu prédio no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A placa produz 20 Kwh/mês - capaz, por exemplo, de abastecer uma geladeira durante 30 dias. "É um investimento que quero deixar como uma poupança para minha filha de 2 anos", salientou o professor Marcelo.

O painel, com valor de R$ 2 mil, tem garantia de 25 anos e pode durar por gerações, conforme o engenheiro elétrico e militante ambiental Luiz Maccarini, que instalou o equipamento. De acordo com ele, a tecnologia é importada de países como Estados Unidos e Alemanha. "No Estado, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) já faz materiais como esse, mas somente para experimentos", explicou.

O sistema de fotovoltáicos transforma as radiações solares em energia elétrica, e pode ser colocado em qualquer lugar que receba luz do sol. Uma das grandes vantagens é a facilidade de instalação do equipamento. Além disso, a energia é ilimitada.