Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Jornal > Ensino

ANO 117 Nº 325 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2012

Falta ônibus para alunos da Uergs

Docente alega prejuízo aos estudos | Foto: vinícius roratto

Docente alega prejuízo aos estudos | Foto: vinícius roratto

Docente alega prejuízo aos estudos
Crédito: vinícius roratto

Estudantes da Universidade Estadual do RS (Uergs), da unidade de Montenegro, enfrentam dificuldade para retornar de ônibus a cidades da região Metropolitana e Capital. A empresa Viação Montenegro suspendeu o horário das 22h40min, devido ao número reduzido de passageiros.

A professora Mariane Rotter, coordenadora de Artes Visuais da Uergs/Montenegro explica que, com o problema, alunos e docentes precisaram alugar uma van. "O semestre dos estudantes não pode ser prejudicado pela falta de ônibus." Segundo ela, cerca de 30 alunos usavam esse ônibus no semestre passado. "Como um grupo de alunos decidiu morar na cidade, houve redução de passageiros. Mas não precisavam acabar com o horário", lamenta.

O gerente operacional da Viação Montenegro, Júlio Hoerlle, argumenta que a suspensão da linha ocorreu em razão do prejuízo da empresa. "O retorno tinha apenas 11 alunos. Por isso, fomos obrigados a suspender esse horário", afirma. Segundo ele, a empresa sugeriu à direção da Uergs que as aulas terminassem às 22h05min, o que não foi aceito. Mas, conforme Júlio, a empresa está aberta a negociações.

O reitor da universidade, Fernando Guaragna, informa que a Uergs tentará negociar a manutenção do horário para o próximo semestre. Ele revela que o orçamento deste ano prevê a destinação de 750 bolsas para estudantes carentes, no valor de R$ 250,00 (32 delas para Montenegro), que ajudarão no custeio de alimentação ou transporte.

O diretor de Transportes Metropolitanos da Metroplan, Marcos Damiani, ressalta que após as férias de julho, a Viação Montenegro deveria ter voltado com todos os horários de ônibus anteriores. E ele destaca que a empresa será notificada para restabelecer o horário das 22h40min.