Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Jornal > Do Leitor

ANO 117 Nº 366 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 30 DE SETEMBRO DE 2012

DO LEITOR

Atrasos

Os serviços dos Correios, pelo menos no estado do Rio Grande do Sul, não estão nada exemplares. Aqui, na cidade de Bagé, recebem-se cartas de Porto Alegre e de municípios interioranos de três ou cinco dias atrás. É preciso premiar a eficiência e a dedicação, contratar mais servidores concursados de imediato, aumentar as linhas de transporte direto e recuperar a eficiência de anos passados.

George Teixeira Giorgis, Bagé

Juros

Muitos banqueiros brasileiros torceram o nariz para a redução, anunciada pelo governo federal, dos juros do cartão de crédito - juros esses "escorchantes", de acordo com palavras proferidas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Como bancos dão com uma mão e tiram com as duas, já existe uma mobilização para cobrar uma taxa extra do estabelecimento comercial que vender produtos parcelados sem juros - como se já não bastasse a alta carga tributária. Enquanto isso, os comerciantes vão lutando para conseguir se manter no mercado.

Assis Vieira, Montenegro

Eleições

Existem eleitores que votam pela tradição, para pagar favores, no mais forte, na aparência ou na conversa dos cabos eleitorais. Mas existem, também, eleitores "conscientes": aqueles que valorizam o voto, que analisam, que refletem sobre o passado e sobre o presente dos candidatos, se comprometem em acompanhar os eleitos, fiscalizando o seu desempenho. Vários são, também, os políticos: há o político "profissional" - interesseiro, exibicionista, engomadinho, de promessas ou sem identidade. E há também o político ideal: ele é o que tem uma proposta política viável, que defende a vida, os direitos humanos e que é sensível aos menos favorecidos. Ele luta pelo bem comum de todos. E você, eleitor, você, político, a qual desses tipos pertence? As eleições estão se aproximando!

Raul Rossi, Erechim

Mercado Público

Os chafarizes do Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, serão inaugurados logo. Vi o teste no dia 25 de setembro: tudo lindo. Mas o nosso Mercado Público continua com apenas dois precários banheiros - um masculino e um feminino. Quanto tempo mais nós, usuários e permissionários, teremos que esperar?

Gilberto Vasconcelos, Porto Alegre

Iluminação

Já fiz três ligações neste mês para a EPTC e para a CEEE solicitando a troca de lâmpadas na parada n 2098 e no poste de n 25, localizados na rua José Bonifácio, na Capital, mas ainda não fui atendida.

Lorena Koglin, Porto Alegre

Os artigos publicados com assinatura nesta página não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. As cartas para o Correio do Leitor, com assinatura, endereço, número da identidade e telefone de contato para confirmação deverão ser enviadas para a Diretoria de Redação do Correio do Povo, na rua Caldas Júnior, 219, CEP 90019-900. Por razões de clareza ou espaço, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

doleitor@correiodopovo.com.br

Redator responsável: Marina Gregolin