Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

Especial > Capa

ANO 117 Nº 366 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 30 DE SETEMBRO DE 2012

Secretários do futuro

Fim do estigma. O secretário dos dias de hoje atua como suporte às questões que envolvem o negócio no qual o executivo ou o grupo assessorado está inserido, rompendo com o estigma de que seu papel é voltado a assuntos pessoais/particulares, o que acaba por reduzir a importância da sua função.

Posição servil dá lugar à estratégica. O desenvolvimento e a atualização de competências devem ser amplamente entendidos e trabalhados, pois o mundo corporativo exige um perfil com visão de negócio e do contexto de mercado - da arquitetura das relações internas da empresa, tanto entre pessoas quanto, principalmente, do processo de trabalho. Isso permitirá à secretária uma atuação estratégica, e não meramente operacional e servil como a do passado.

O espelho da empresa. Postura de adequação, com atitudes e apresentação pessoal condizentes com o valor estratégico do seu papel. Isso quer dizer que esse profissional, de fato, é um espelho da imagem do executivo e/ou do grupo que assessora e, por consequência, da organização da qual faz parte.

Fonte: Nair Martinez,

Estratégia e Planejamento de Carreiras