Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 13 de Novembro de 2018

Jornal > Cidades

ANO 117 Nº 51 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

Frederico Westphalen

Acrobacias são atração de evento

Aeroclube possui uma pista com 900 metros de extensão | Foto: PEDRO LOCATELLI / ESPECIAL / CP

Aeroclube possui uma pista com 900 metros de extensão | Foto: PEDRO LOCATELLI / ESPECIAL / CP

Aeroclube possui uma pista com 900 metros de extensão
Crédito: PEDRO LOCATELLI / ESPECIAL / CP

A programação do aniversário de 60 anos do Aeroclube de Frederico Westphalen inicia-se neste domingo com a realização do 1 Encontro Aéreo. Participarão do evento 45 aviões, a maioria ultraleves, vindos dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente do centro de formação, Julinê Carlos Martins, três aeronaves acrobáticas oriundas do Paraná farão apresentações. "Será um evento comemorativo e de integração e que vai lembrar a caminhada do aeroclube", destaca ele. A programação começa às 9h.

Germano Sorensen e Júlio Alves Martins, dois integrantes da comissão que fundou o aeroclube, estarão presentes na atividade. Sorensen reside em Frederico Westphalen e Martins mora na cidade de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul. Ambos foram também os primeiros alunos da escola de pilotos.

O Aeroclube de Frederico Westphalen foi fundado no dia 28 de dezembro de 1951, três anos antes da emancipação do município. A inauguração da pista, feita de saibro, aconteceu naquele mesmo mês, contando com a presença do então secretário de Obras do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Na época, ele sugeriu que a comunidade se organizasse para que fosse fundado um aeroclube, onde poderiam ser formados pilotos. A sugestão de Brizola foi aceita e, pouco tempo depois, houve a inauguração do aeroclube. Na escola de aviação, já se formaram centenas de pilotos privados.