Seculo.gif

FOTO MEMÓRIA CARRIS / CP
54FOTO1.JPG

MAXAMBOMBAS – Porto Alegre. No dia 1º de novembro de 1864, Estácio Bittencourt implantava o serviço de transporte coletivo entre a praça da Independência e o cemitério, por meio de carros de tração animal que andavam sobre rodas de madeira, os quais a população chamou de maxambombas, em alusão à locomotiva a vapor usada no Rio de Janeiro. O serviço, que mais tarde se estendeu para o Menino Deus, era lento e sujeito a pequenos e seguidos acidentes. Na foto, uma maxambomba transitando pela rua Venâncio Aires.

HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO

Pesquisa e edição: DIRCEU CHIRIVINO | chirivino@correiodopovo.com.br
Correio do Povo do dia 1º de novembro de 1908 noticiava:

TELEGRAMMA

CP MEMÓRIA, 15/10/1976
54FOTO2.JPG
Clube Caixeiral de Porto Alegre CP MEMÓRIA, 21/07/1983

Pelotas, 31 – O 'Diário Popular' noticiou que o dr. José Barbosa Gon-çalves, intendente desse municipio, recebeu telegramma do Rio de Janeiro, de um banqueiro, que em nome de capitalistas de Londres, offerece o empréstimo, com prompta emissão de 2.000 mil contos de réis, que a intendencia daquelle municipio levantar para levar a effeito melhoramentos locaes, como serviço de águas, construcção de theatro, etc.
Rio, 31 – O dr. Estanislau Zeballos, acaba de publicar em Buenos Aires, instrucções que elle diz terem sido enviadas pelo barão do Rio Branco ao dr. Domicio da Gama, actual ministro brazileiro junto ao governo argentino. As instrucções, evidentemente falsas, já foram energicamente desmentidas pelo dr. Domício da Gama. Nessas instrucções, forjadas pelo dr. Zeballos, o barão do Rio Branco teria denunciado o imperialismo e a tortuosidade da politica externa da Republica Argentina, que pretendia alcançar simultaneamente, sobre a Bolivia, o Paraguay, o Uruguay e o Rio Grande do Sul e havia tambem afiançado que o governo argentino reclamaria da Inglaterra, a devolução das Malvinas. A imprensa independente da Argentina censura as intrigas de Zeballos, chegando mesmo alguns jornaes a dizer, indignados, que a publicação de taes mentiras deve estar sendo paga a preço muito elevado.
Berlim, 30 – Assegura-se que a Allemanha está resolvida a tomar parte na conferencia internacional para tratar da questão balkanica, contanto que a Austria tambem della participe e que haja um accordo prévio das potencias sobre os assumptos constitutivos do programma dessa conferencia. A Allemanha não admite que do referido programma façam parte artigos prejudiciaes a Turquia.
S. Petersburgo, 30 – Os delegados da Servia e do Montenegro foram aqui enthusiasticamente recebidos pelo povo. Consta que ambos esses paizes preferem a guerra a se sujeitarem á situação que lhes foi creada pela Austria.
Londres, 30 – Foi officialmente desmentido que a Inglaterra tenha procurado impedir que a Austria e a Turquia travem negociações directas a respeito dos seus reciprocos interesses na questão da annexação da Bosnia e da Herzegovina ao império austro-hungaro.
O governo da Servia está negociando a compra de trezentos canhões Maxim e de quatrocentos automoveis militares.

DIVERSAS

Cultura do Trigo – O nosso patricio, dr. Severino de Sá Brito, que é há longos annos, esforçado propagandista da cultura do trigo no Estado, acaba de fazer imprimir em folheto, no Rio de Janeiro, a memoria que, sobre o assumpto, apresentou ao Congresso Agricola e Pastoril, ultimamente reunido em Pelotas. O author combate a proposição do commendador Rheingantz, de que o Rio Grande do Sul não se presta à cultura extensiva do trigo, adduzindo para isso, larga cópia de argumentos e dados estatisticos.

SPORT

Foot-ball – O Gremio Foot-Ball Porto-Alegrense continua a preparar seus teams azul e branco, afim de tomar parte no proximo match do dia 15 de novembro. Como se sabe, esse torneio que será original, os jogadores se dividirão em dois grupos: solteiros e casados. Segundo nos consta, o team casado será composto dos seguintes foot-ballers: Siebel, Rufino Martau, Sommer, Schöffel, Black, Koch, Buys, Leão Bier, Strelau e Gustavo. O team se compõe em sua maior parte de eximios cultivadores de foot-ball. Dentre o team dos solteiros, tem merecido, nestes ultimos trainings, francos elogios o jogo apresentado pelo jovem foot-baller Bruno Escobar. Esse jogador tem demonstrado possuir excellente tactica na posição de forward.

CRONOLOGIA

O DIA 1º DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

54FOTO3.JPG
Santa Casa de Misericórdia de São Gabriel

1755 – Terremoto destrói a cidade de Lisboa e grande parte do Algarve, matando entre 60 mil e 90 mil pessoas.
1855 – São Gabriel. Lançada a pedra fundamental do edifício da Santa Casa de Misericórdia. A primeira parte do prédio ficou pronta no dia 27 de setembro de 1862.
1882 – Instala-se o Clube Caixeiral Porto-Alegrense.
1882 – Lançada a pedra fundamental do Asilo de Mendicidade de Porto Alegre.
1883 – Começa a construção da estrada de ferro entre Quaraí e Itaqui.
1897 – Fundação do clube italiano de futebol Juventus, de Turim.
1942 – Cruzeiro passa a ser o padrão monetário do Brasil.