SMS terá recursos semelhantes ao do WhatsApp, anuncia Google

A Google anunciou nesta quinta-feira que um novo modelo de SMS, com recursos semelhantes aos do WhatsApp, iniciou na América Latina. A empresa vai implantar o RCS (Rich Communications Service) em parceria com as telefonias Claro, Vivo e Oi, cujo clientes representam mais de 2/3 de todos os assinantes móveis da América Latina.

Este novo modelo de SMS, os usuários poderão criar bate-papos em grupo, visualizar quando alguém está digitando uma resposta, ler recebimento de mensagens e compartilhar fotos e vídeos de alta resolução. No entanto, não se sabe se estas ferramentas irão funcionar com uma cobrança,  da mesma forma que no SMS atual, ou se todo o tráfego será descontado do plano de dados do usuário.

Esse novo modelo que está sendo implantando tem parceria com a GSMA, associação internacional que reúne as empresas de telefonia móvel.

Como funciona

As pessoas que já possuem o aplicativo Android Mensagens no telefone terão acesso automático aos serviços do RCS através de uma atualização do app. Com cada atualização do app, os usuários terão acesso aos recursos mais recentes do RCS. Os assinantes que não possuem o aplicativo podem instalar pelo Google Play. Muitos dispositivos Android também já virão com o Android Mensagens pré-instalado como o aplicativo de mensagens padrão.

A mensagem RCS aprimora a experiência de mensagens comerciais atualmente oferecida através do SMS, permitindo que as marcas enviem mensagens mais úteis e interativas. Quando lançada, América Móvil, AT&T no México, Oi e Telefônica poderão oferecer mensagens RCS de negócios, ajudando os assinantes a acessar mensagens mais ricas das empresas que lhes interessam. Por exemplo, uma companhia aérea pode fornecer uma experiência de check-in completa, com cartão de embarque e mapas de terminal, tudo através da experiência de mensagens. Ou você poderá conversar com a sua operadora sobre opções para fazer um upgrade do seu plano e aparelho ou comprar um novo pacote de dados.

Além da América Latina, esse acordo com a América Móvil e a Telefônica também lançarão o padrão de mensagens RCS nos mercados europeus, juntando-se à crescente rede de operadoras móvel que oferecem o RCS na Europa, que inclui a Deutsche Telekom, Orange, Telenor e a Vodafone.

O serviço RCS será lançado para assinantes da América Móvil, AT&T no México, Oi e Telefônica a partir deste ano, e estará disponível em breve para todos os mercados.

 

Fonte: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *