Comunicação na era digital é tema do sétimo International Government Communication Forum

Xeique Sultan bin Ahmad Al Qasimi é o pratono do evento | Foto: Divulgação / CP
Xeique Sultan bin Ahmad Al Qasimi é o pratono do evento | Foto: Divulgação / CP

A cidade de Xarja, nos Emirados Árabes Unidos, recebe nos dias 28 e 29 de março a sétima edição do International Government Communication Forum, evento que acolherá mais de 40 palestrantes de 16 países para discussão de tópicos sobre “O futuro da comunicação governamental na era da comunidade digital”. Sob o tema “Milênio digital… Para onde?”, o encontro será composto por 18 painéis, seis palestras interativas, quatro sessões de brainstorming para crianças e jovens adultos e sete oficinas para jornalistas, especialistas do governo local e demais inscritos.

O patrono do Fórum e presidente do Concelho de Mídia de Xarja, xeique Sultan bin Ahmad Al Qasimi, destaca que durante os dois dias de atividadas a iniciativa pretende “oferecer um roteiro projetado para entidades governamentais que tomem a iniciativa de se comunicar com o público através de todos os canais tradicionais e modernos, para elevar os serviços e atingir o objetivo de satisfazer todos os membros da comunidade”. Ele ainda ressaltou que dedicar um temachave para cada edição fornece uma plataforma ideal para explorar os desafios nas questões mais urgentes da sociedade e vinculá-las à comunicação para transformar conceitos teóricos em soluções práticas.

Entre os palestrantes estão figuras políticas e da área da comunicação e tecnologia. Alguns dos confirmados são Sir Timothy John Berners Lee, o criador da Word Wide Web e presidente do Instituto Open Data; o presidente das Ilhas Maurício, Ameenah Firdaus Gurib-Fakim; o ex-presidente da Polônia Lech Walesa; o ex-secretário de imprensa e diretor de comunicações interino do presidente Donald Trump, Sean Spicer; o ministro de Informação e Tecnologia da Comunicação da Jordânia, Majd Shweikeh. A lista de participantes também inclui Salim Eide, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google no Oriente Médio; Naguib Sawiris, CEO da Orascom Telecom Media; Jimmy Wales, criador da Wikipedia; e Ahmad Ashkar, criador do Prêmio Hult.

Programação

No primeiro dia do Fórum, a sessão principal será realizada sob o título “Governos e setor privado… Responsabilidades e como se encaixam na era das comunidades digitais”. A discussão aborda como os governos administram as empresas multinacionais que lideram a tecnologia da informação e das comunicações, as leis necessárias que organizam as ações dos cidadãos e os mecanismos que podem ser aprovados para garantir a adequação da comunicação do governo em um mundo com múltiplas referências.

O segundo dia contará com cinco painéis, que debaterão o papel das estratégias de comunicação governamentais na opinião pública; o papel da liderança feminina no aprimoramento do princípio da integração e do engajamento na elaboração da nova era; o atual estado de comunicação governamental e construção de estratégias flexíveis (sobre o impacto das modernas tecnologias de comunicação no futuro dos governos e função da comunicação governamental); as habilidades mais importantes que os jovens devem aprender e o papel do setor privado no apoio aos governos na busca de preparar as novas gerações para um novo milênio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *