Novo Google Notícias: Inteligência artificial encontra inteligência humana

O novo Google Notícias foi lançado nesta segunda-feira com o objetivo de usar o melhor da tecnologia para filtrar o jornalismo de qualidade produzido no mundo todo. Com a movimentação diária de constantes tuítes, páginas na web e centenas de horas de vídeo publicadas na internet, o Google Notícias deve tornar mais fácil para o internauta se manter informado e tirar sentido de tudo isso.

Usando Inteligência Artificial e aprendizado de máquina em tempo real para organizar o noticiário

O novo Google Notícias usa um novo conjunto de técnicas de inteligência artificial que analisa em tempo real o fluxo de notícias publicadas na web e as organiza em linhas narrativas. Essa abordagem permite ao Google Notícias entender quais pessoas, lugares e coisas estão envolvidas em uma reportagem à medida em que a história se desenvolve.

Usando essas informações, o Google Notícias também consegue mapear como esses elementos se relacionam entre si. Na essência, essa tecnologia nos permite sintetizar informações e organizá-las de forma a ajudar a entender o que está acontecendo, o impacto desses acontecimentos e as reações que se sucederam.

Um novo aplicativo informativo

O fluxo do noticiário com dezenas de fontes diferentes – notícias sobre esportes na web, reportagens sobre política na TV e artigos sobre o bairro em um jornal local, por exemplo – ficará melhor para manter-se atualizado sobre tudo que é importante em um só lugar. No Google Notícias, o aplicativo vai apresentar cinco reportagens organizadas especialmente para o leitor em uma mistura das manchetes mais importantes, notícias locais e os últimos acontecimentos em assuntos do seu interesse.

E quanto mais o usuário usar o aplicativo, melhores serão as recomendações. Também foi desenvolvido uma série de controles fáceis de usar e acessar em cada uma das matérias para que se possa decidir se quer ver mais ou menos sobre aquele assunto ou veículo.

Ao desenvolver o aplicativo, o Google Notícias deixa as histórias falarem por si mesmas com imagens e vídeos do YouTube e também da web. Para ajudár o usuário a se manter informado rapidamente, a plataforma está experimentando um novo formato visual chamado “visualização rápida”. Nele, as últimas técnicas em processamento de linguagem natural reúnem artigos, vídeos e aspas de um único assunto. A visualização rápida facilita o acesso a diferentes perspectivas para saber mais sobre um conteúdo — além disso, é fácil de ler no smartphone.

Cobertura completa: entendendo a versão completa de uma história

Para ampliar os horizontes sobre qualquer assunto, um botão chamado “Cobertura completa” vai oferecer uma perspectiva abrangente sobre como aquele assunto vem sendo coberto por diferentes veículos. Com apenas um toque, o usuário verá as chamadas principais de diferentes publicações, vídeos, reportagens locais e uma linha do tempo para assuntos que se desenvolveram ao longo do tempo.

Também está incluso na “Cobertura completa” comentários em tempo real das redes sociais, junto com artigos de opinião e análise, que apresentam pontos de vistas diferentes e ajudam a entender a importância de qualquer assunto.

Ter uma conversa ou um debate produtivo requer que todos tenham acesso a mesma base de informações. Por isso, a função “Cobertura completa” é mesma para todos – uma visão não personalizada dos eventos baseada em uma série de fontes confiáveis.

Para descobrir o que o mundo está lendo, a aba “Manchetes” mostrará uma visão sem filtros do noticiário ao redor do mundo. Seções adicionais permitem saber mais sobre sobre tecnologia, negócios, esportes, entretenimento e mais.

O melhor do jornalismo disponível na web

A aba “Publicações” torna mais fácil encontrar e seguir os veículos que o internauta confia, e também permite navegar e descobrir novas fontes de conteúdo. Nele também vai ser possível acessar mais de 1 mil revistas em um formato otimizado para a leitura em dispositivos móveis.

E se o leitor quiser apoiar suas publicações favoritas, o aplicativo simplifica o processo de assinaturas com a conta Google. Isso quer dizer que não será mais necessário preencher formulários enormes, guardar números de cartões de crédito ou novas senhas. Além disso, em pouco tempo, graças à nova plataforma Assine com o Google(lançada como parte da Google News Initiative), o usuário terá acesso ao conteúdo pago em todos os seus dispositivos e plataformas, no Google Notícias, na Busca ou no próprio site da publicação.

O que vem por aí

O novo Google Notícias vai automaticamente substituir o Google Play Banca em dispositivos móveis e em computadores e o aplicativo Google Notícias e Clima em dispositivos móveis. O aplicativo começou a ser liberado hoje e estará disponível para todos que usam Android, iOS e na web, em 127 países, até semana que vem.


Outros lançamentos do Google

O Google também fez uma série de apresentações dos produtos da empresa.

• Smart Compose – Um novo recurso desenvolvido com inteligência artificial para ajudar a criar e-mails a partir do zero, mais rápido.
• Google Fotos: Suggested Actions – Tornou-se mais fácil compartilhar uma foto instantaneamente por meio de sugestões inteligentes. Também foi lançando novos recursos que permitem que o usuário rapidamente corrija a iluminação de uma foto ou até mesmo traga cor para fotos antigas em preto e branco.
• Google Assistente: O futuro do Google Assistente – O plano é tornar o Google Assistente mais visual, mais natural e mais útil.
• Android: Android P – Mais inteligente e simples do que nunca: Bateria Adaptativa, Brilho Adaptativo e App Actions. Novo sistema de navegação: Novos gestos, Smart Text Selection, Quick Settings. Controle do bem estar digital: Dashboard, App Timer, Novo Não Perturbe e Wind Down.
• Google Maps: Nos próximos meses, o Google Maps se tornará mais assistivo e pessoal com novos recursos que ajudarão o usuário a descobrir o que comer, beber e fazer, não importa em que parte do mundo ele esteja.
• Google Lens: Respostas em tempo real para as perguntas sobre o mundo ao redor. O Lens estará disponível diretamente no aplicativo da câmera em dispositivos compatíveis. Também foi anunciado três atualizações que permitem que o Lens responda mais perguntas e de forma mais rápida em novos idiomas, incluindo português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *