Ted Dabney, cofundador da Atari, morre aos 81

O cofundador da Atari Samuel “Ted” Dabney, que ajudou a criar o famoso jogo “Pong”, morreu aos 81 anos em sua casa na região norte da Califórnia. O falecimento foi anunciado em uma mensagem publicada no último sábado no Facebook por Leonard Herman. “Descansa em paz querido amigo”, escreveu Herman sobre Dabney. “Seu legado viverá por muito tempo”, completou.

O jornal New York Times citou a esposa de Dabney, que confirmou a morte do marido, vítima de câncer, no dia 26 de maio. Engenheiro eletrônico, Dabney fundou em 1972 a empresa Atari com Nolan Bushnell e no fim do mesmo ano o jogo “Pong” começou a ser vendido. “Pong” era um jogo digital de tênis de mesa. Os jogadores utilizavam alavancas para deslizar as raquetes na tela. O jogo se tornou um fenômeno, com máquinas de moedas em bares e centros comerciais.

“Ted Dabney, que perdemos no último sábado, projetou o incrível, verdadeiramente genial circuito por trás de “Computer Space” e “Pong” , que verdadeira e diretamente tem seus belos tentáculos em cada pixel que você verá”, escreveu no Twitter o famoso designer Jonathan Seamus Blackley.

Fonte: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *