Facebook derruba 652 páginas que espalhavam desinformação

Maioria dos grupos eram ligados à mídia estatal do Irã | Foto: Oli Scarff / CP Memória

Maioria das páginas e grupos era ligada à mídia estatal do Irã e espalhava conteúdo falso nos EUA, Reino Unido, América Latina e Oriente Médio

O Facebook anunciou nesta terça-feira que derrubou 652 páginas, contas e grupos que foram identificados como parte de uma campanha coordenada para espalhar desinformação em diversos países pelo mundo. A maioria das páginas teria origem no Irã, mas algumas estão ligadas à Rússia, acusada de ter usado a plataforma para interferir nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

O conteúdo era divulgado nos Estados Unidos, Reino Unido, América Latina e no Oriente Médio. Algumas das páginas afirmavam formar um grupo chamado “Frente pela Liberdade de Imprensa”. As pistas mostraram que essas páginas estavam ligadas à mídia estatal iraniana. Segundo o comunicado da rede social, a campanha coordenada originada no Irã incluía 254 páginas no Facebook e 116 contas no Instagram, com um total de mais de 1 milhão de usuários. As páginas pagaram milhares de dólares em anúncios entre 2012 e 2017.

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que as políticas de segurança estão melhorando sua plataforma. “Ainda é cedo, mas já estamos vendo resultados e estamos identificando mais páginas desse tipo antes da eleição”, afirmou, referindo-se à eleição parlamentar de novembro nos EUA. O Twitter também anunciou que identificou e removeu centenas de contas ligadas ao Irã.

* Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *