Compartilhamento de localização em tempo real é estratégia de segurança

Possibilidade de conhecidos acompanharem trajeto pode ajudar em caso de perigo | Foto: Reprodução / CP

Os aplicativos podem ser uma ferramenta para a garantir um pouco mais de segurança. O Google Maps possui um recurso que compartilha com um contato o deslocamento em tempo real. A função pode ser útil para evitar casos de violência ao caminhar pelas ruas, utilizar o transporte publicou ou ao usar um carro compartilhado.

O primeiro passo é abrir o aplicativo do Google Maps no celular. Logo na página inicial, toque no campo de pesquisa, indicado por uma pequena lupa, e digite o destino.É possível escolher o tipo de transporte que pretende utilizar. Se optar pelo carro, aparecerá o trajeto no mapa e a rota que deverá ser seguida.

No caso do transporte público, surgirá algumas opções de caminhos de ônibus, de metrô ou de trem até o destino escolhido. Após optar pelo meio de transporte, toque nas três barrinhas do canto superior do seu smartphone. Em seguida, selecione o item compartilhar local.

O próximo passo é decidir por quanto tempo a localização será compartilhada e por qual aplicativo. É possível enviar as informações do deslocamento pelo WhatsApp ou pelo Messenger, por exemplo. Para abrir outras opções, toque em mais e serão exibidos todos os aplicativos que podem ser usados para enviar a localização, escolha a melhor para cada situação.

No caso o WhatsApp, o contato receberá uma sua mensagem com um link que dará acesso a posição, basta clicar. Ao abrir o link, a pessoa terá acesso a todo o trajeto e poderá acompanhar o deslocamento em tempo real até a chegada no destino com segurança.

* Fonte: R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *