Confira algumas novidades da IFA, a Feira Tecnológica de Berlim

Tobias Schwarz / AFP / CP

A Feira Internacional de Eletrônica (IFA) 2018 de Berlim, um dos salões mais importantes do setor junto com o CES de Las Vegas, apresentou várias curiosidades este ano.

A “mala-cachorrinho”

A I-Porter é uma mala “carry-on” com rodas, que segue seu proprietário sem que ele precise arrastá-la, ou tocá-la. É equipada com um pequeno robô e rodinhas automáticas. Graças a um laser, a mala detecta a presença humana e até a velocidade que seu proprietário anda, sempre mantendo-se a dez centímetros de distância. Para evitar que se engane e siga outra pessoa, seus proprietários têm de usar uma pulseira Bluetooth. Custa 1,5 mil euros.

Panelas futuristas

O fabricante alemão de eletrodomésticos AEG desenvolveu dois tipos de panelas inteligentes: SenseBoil e SenseFry. Ambas têm sensores que diminuem automaticamente a temperatura para evitar que a água fervendo derrame, ou que a carne queime.

Tradutor universal

O Pocketalk é um pequeno aparelho que cabe na palma da mão e serve de intérprete simultâneo de mais de 70 idiomas. Quando se pronuncia uma frase em uma língua, ele a traduz automaticamente. Funciona apenas com wi-fi, ou com um cartão SIM. Em alguns casos, ainda se confunde. Custa cerca de 230 euros.

Vibradores conectados

Os brinquedinhos eróticos conectados têm um pavilhão específico no salão, com vibradores destinados aos homens, ou a ambos os sexos. Esse setor está em plena renovação, porque este ano expirou uma patente que impedia o surgimento de novos produtos de estimulação sexual autônoma.

Alto-falante oval

A companhia dinamarquesa Bang & Olufsen apresenta um alto-falante em formato oval de alumínio que pode ser colocado na mesa, ou na parede. Além do design atraente, outra característica do dispositivo é que pode ser ativado apenas tocando-se nele levemente com a mão.

Máscara antipoluição

Entre as inúmeras máscaras contra poluição expostas na IFA 2018, a empresa francesa Rpur apresentou uma especialmente pensada para ciclistas e motoristas. A máscara filtra as partículas finas, o diesel, o pólen, os vírus e as bactérias, graças a seus componentes nanotecnológicos integrados na tela.

 

Fonte: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *