Microsoft apresenta controle adaptativo

Xbox Adaptive Controller. Foto: Divulgação / CP

Em desenvolvimento desde 2014, o controle adaptativo para Xbox One chega as prateleiras americanas para criar uma nova possibilidade e aumentar a acessibilidade de jogadores. Em maio deste ano, o Xbox Adaptive Controller foi apresentado pela Microsoft como um módulo de controle que permite a integração de controles convencionais e adaptados para gamers com mobilidade reduzida, paralisia de movimentos ou dificuldades na coordenação motora.

O Joystick tem formato retangular com dois grandes botões de fácil manuseio e 19 entradas na parte de trás — onde podem ser conectados manches, botões individuais, pedais e qualquer tipo de combinação de controles acessíveis para o tipo de deficiência ou limitação do usuário. Este será um controle capaz de se programar e adaptar conforme as dificuldades e necessidades do usuário, tornando o console acessível para todos.

A Microsoft iniciou as vendas do Xbox Adaptive Controles através do seu site oficial com o preço de 99,99 dólares (aproximadamente R$ 415). Extensões para o comando que podem ser adaptadas às necessidades específicas de cada jogador, como o QuadStick, joysticks de uma mão e pedais, podem ser comprados separadamente. No Brasil, ainda não tem data de lançamento oficial.

Outro controle que surgiu nos últimos dias na internet foi o ELITE V2. O joystick ganhou novas imagens vazadas por um site chinês que apresentou algumas novidades para os fãs do console. Entre elas, a bateria recarregável não removível – eliminando o uso de pilhas, reclamação recorrente dos usuários no controle padrão. Além de Bluetooth com conexão ao Windows 10 e travas de hair trigger de 3 níveis. Até o momento, nenhuma informação foi confirmada pela Microsoft.

Por Guilherme Testa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *