Google transferiu quase 20 bilhões de euros para Bermudas em 2017, diz jornal

Ilha de Bermudas é considerada paraíso fiscal. Foto: Justin Sullivan / Getty Images / AFP / CP

O Google transferiu, em 2017, cerca de 19,9 bilhões de euros da Holanda para uma empresa-fantasma nas Bermudas para evitar pagar bilhões em tributos, segundo documentos oficiais publicados pelo jornal financeiro holandês FD.

O Google, filial da Alphabet Inc., transferiu 4 bilhões a mais que em 2016 para as Bermudas, consideradas um paraíso fiscal. Esses dados são provenientes das contas anuais do Google Netherlands Holding, com sede na Holanda, entregues à Câmara de Comércio no fim de 2018.

Esta técnica de otimização fiscal consiste em transferir as receitas de uma filial na Irlanda para uma empresa holandesa sem funcionários e em seguida para uma empresa-fantasma nas Bermudas, de posse de outra companhia também registrada na Irlanda.

“Pagamos todos os nossos impostos e cumprimos as normas fiscais de todos os países do mundo nos quais operamos”, afirmou o Google em nota. Google, Apple, Facebook, Amazon e outras grandes tecnológicas são acusadas de pagar poucos impostos através da da otimização fiscal e de mecanismos financeiros.

 

Fonte: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *