Robôs padeiros e televisão “enrolável” são apresentados na CES, a maior feira tecnológica do mundo

Depois das smart TVs é a vez das geladeiras smart. Foto: Justin Sullivan / Getty Images / AFP / CP

Uma televisão enrolável, uma geladeira smart que reproduz vídeos e informa a previsão do tempo e robôs que fazem pães. Todas essas novidades estão sendo apresentadas no Salão Internacional de Eletrônicos para o Consumo (CES) 2019, a maior feira tecnológica do mundo. A CES acontece entre os dias 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Confira abaixo algumas das novidades apresentadas na feira:

Privacidade vira produto

Algumas empresas estão oferecendo uma proteção melhor de roteadores, ou serviços sem necessidade de conexão à Internet, reduzindo assim o potencial de vazamento ou de acesso ilegal às informações. A startup holandesa Scalys vai expor seu Trustbox, roteador que busca proteger a conexão do usuário, assim como os dispositivos que o utilizam.

Outro equipamento da empresa Winston, com sede em Chicago, controla o rastreio e a vigilância e pode bloquear avisos e geolocalização. Os escândalos de vazamento de dados são “como presentes de Natal para nós”, pois estimulam consumidores a buscar uma segurança melhor, afirmou Richard Stokes, fundador da Winston.

A televisão enrolável da LG

Em uma das suas maiores apostas para a feira neste ano, a LG apresentou uma tela de televisão “enrolável”, em um momento em que uma tendência de telas flexíveis começa a ser observada nas apresentações da CES de Las Vegas. Uma televisão de alta definição que entra e sai de um suporte base foi uma das estrelas no evento para a imprensa da gigante sul-coreana na véspera do início oficial do evento tecnológico.

“O que os diretores de ficção científica imaginaram há décadas agora é uma realidade”, afirmou o vice-presidente sênior de marketing da LG, David VanderWaal, ao apresentar a OLED TV R. “Traz liberdade de design a um espaço, sem as limitações de uma parede”, acrescentou.

Uma demonstração revelou que a tela de 165 centímetros pode desaparecer completamente na base, estender-se apenas parcialmente para mostrar fotos, servir como tela de controle para dispositivos inteligentes ou se elevar totalmente para uma visualização completa.

Robôs padeiros

O BreadBot consegue fazer mais de 200 pães por dia, inclusive a famosa baguete francesa. O robô, do tamanho de um automóvel, é totalmente autônomo: a máquina mistura os ingredientes, amassa e assa até 235 pães por dia, cerca de uma dúzia de pães por hora, segundo sua fabricante, a Wilkinson Baking Company. Por enquanto, o padeiro da vizinhança não tem por que se preocupar: o BreadBot está destinado a supermercados, interessados em oferecer pão fresco feito no local e economizar os custos com frete, segundo o diretor da empresa, Randall Wilkinson.

Ainda no setor caseiro, depois das smart TVs, chegou a vez das geladeiras smart. A Samsung levou aos palcos da CES um produto que além de conservar os alimentos ajuda a organizar a agenda do usuário, verificar a previsão do tempo e até exibir vídeos da internet

Fones de ouvido

A Nuheara, uma empresa australiana, desenvolveu os primeiros fones de ouvido inteligente que cancelam os ruídos ao redor. O IQbuds Max pode ajudar pessoas com perda auditiva leve ou moderada ao calibrar os sons de acordo com as necessidades do usuário. Esse é um diferencial em comparação com os AirPods da Apple. O produto deve chegar no segundo semestre de 2019, no valor de aproximadamente US$ 600, aproximadamente R$ 2 mil.

 

Fontes: AE, R7 e AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *