DMLU recolhe mais de 48 toneladas de resíduos eletrônicos em 2018, em Porto Alegre

Ivo Gonçalves / PMPA / Divulgação / CP

Os Pontos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere), em Porto Alegre, receberam cerca de 48,5 toneladas de materiais eletrônicos em 2018. No primeiro semestre do ano, foram coletadas 25,2 toneladas de resíduos, enquanto que no segundo foram recolhidas 23,3 toneladas dos materiais. Os pontos são uma alternativa de descarte correto promovidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com a empresa Trade Recycle

Nos locais, podem ser descartados eletrônicos diversos, como notebooks, CPUs, monitores, celulares e impressoras que caíram em desuso, assim como eletrodomésticos de linha branca, azul e marrom.

Estes materiais podem conter metais pesados, classificados como perigosos e com elevado índice de contaminação, como bromo, chumbo e mercúrio. Quando estes resíduos são descartados corretamente, é possível evitar a contaminação com as substâncias perigosas que estes objetos possuem, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças.

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Confira a quantidade de resíduos eletrônicos coletados no segundo semestre de 2018 por ponto:

Unidade de Destino Certo – Ecoponto Carvalho de Freitas (Glória): 3091 kg
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Centro (Alberto Bins): 1190k g
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Cruzeiro: 2411 kg
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Diário de Notícias: 3371 kg
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Ipiranga: 2372 kg
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Tenente Alpoin: 2677 kg
Unidade de Destino Certo – Ecoponto Travessa Carmen: 3158 kg
Loja Leroy Merlin: 2917 kg
Procempa: 2169 kg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *