Correio do Povo | Notícias | Casa Branca recebe envelope suspeito de conter cianeto

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 18/03/2015
  • 09:07
  • Atualização: 09:13

Casa Branca recebe envelope suspeito de conter cianeto

Serviço Secreto abriu investigação

  • Comentários
  • dd

A Casa Branca recebeu nesta semana uma carta suspeita de conter cianeto, informou nessa terça-feira o canal de notícias CNN, mais uma má notícia para o Serviço Secreto, a agência responsável pela segurança presidencial. 

Na segunda-feira "um envelope foi recebido no serviço de monitoramento eletrônico da Casa Branca. A primeira análise biológica foi negativa. No entanto, em 17 de março de 2015, a análise química revelou a provável presença de cianeto", disse à CNN o porta-voz do Serviço Secreto, Brian Leary.  "A amostra foi levada a outro centro para confirmar os resultados", acrescentou.

Uma investigação está em andamento, acrescentou Leary, negando-se a fornecer mais detalhes, segundo a CNN. A pessoa que abriu a carta não foi exposta ao cianeto, disse um funcionário policial que pediu o anonimato, citado por este canal.

Uma série de episódios manchou a reputação do Serviço Secreto, o mais recente no dia 4 de março, quando dois agentes experientes deste organismo colidiram contra uma cerca de segurança da Casa Branca após uma noite de bebedeira, mas não foram presos ou submetidos a um teste de bafômetro.

Na terça-feira o novo diretor do Serviço Secreto, Joseph Clancy, reconheceu ante o Congresso que há um problema de álcool entre os funcionários desta agência.

A Casa Branca foi palco de várias incursões recentes de intrusos, o que provocou críticas ao Serviço Secreto, que já eram feitas devido a escândalos relacionados com prostituição e abuso de álcool de vários membros, como ocorreu em 2012 durante uma visita de Obama ao porto de Cartagena das Índias, na Colômbia, quando uma dezena de agentes foram processados acusados de solicitar serviços de prostitutas.