Correio do Povo | Notícias | Artigo: 105 bandeiras para 8 milhões

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 21 de Outubro de 2018

  • 07/11/2015
  • 14:12
  • Atualização: 14:19

Artigo: 105 bandeiras para 8 milhões

  • Comentários
  • Domingos Siqueira

A imagem ainda está viva em meus olhos. No último dia 29 de julho, nós da Igreja Universal do Reino de Deus celebrávamos o primeiro aniversário do monumental Templo de Salomão, construído na cidade de São Paulo, no bairro do Brás.

Eu estava presente à festa. Era uma data muito significativa para todos os membros e simpatizantes e foi uma reunião muito, muito emocionante, conduzida pelo bispo Edir Macedo, pelo bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso.

Mas um momento da solenidade foi particularmente especial, representativo da importância, do alcance e da dimensão atual da nossa igreja: 105 obreiros entraram no templo, cada qual carregando a bandeira de um país onde a Universal está formalmente instalada, vestindo o traje típico doado pelos próprios fiéis de cada nação.

Assistindo ao desfile de países tão distintos e distantes como Burkina Faso (África), Cingapura (Ásia), Jamaica (América Central), Canadá (América do Norte), Suriname (América do Sul), Moldávia (Europa), Ilhas Fiji (Oceania) e Emirados Árabes Unidos (Oriente Médio), refleti sobre como avançamos nos últimos 38 anos. Daquele coreto da praça Jardim do Méier, onde o bispo Edir Macedo tudo começou em 1977, a palavra da Universal ganhou o mundo e os corações de uma verdadeira legião.

Nosso mais recente levantamento aponta que, somente no Brasil, são mais de 7 milhões de fiéis. No restante do mundo, são cerca de 1,2 milhão de adeptos, espalhados por todos os continentes. Os maiores contingentes estão na África do Sul (200 mil), Angola (150 mil), Moçambique (130 mil), Argentina (130 mil), Colômbia (55 mil), Venezuela (53 mil), Equador (50 mil), EUA (37 mil) e Portugal (30 mil).

Para acolher tanta gente, contamos com 7.157 templos e catedrais no Brasil, instalados em todas as capitais, até os mais longínquos rincões. No exterior, são mais 2.663 igrejas.

Atualmente, contamos com 112 bispos e 11.504 pastores no Brasil, além de 48 bispos e 3.953 pastores no exterior. É claro que, para além desses 105 países onde estamos presentes de modo formal, há dezenas de outras pátrias não contabilizadas, onde residem fiéis da igreja. Só tenha a certeza de que – considerando a velocidade do crescimento dessa obra –, em pouco tempo, chegaremos a todas e a cada uma delas.

Duvida? Então faça uma visita ao Templo de Salomão. Logo na entrada da esplanada, dê uma olhada à sua direita. Lá você encontrará a centena de bandeiras representando os 8 milhões de fiéis da Universal. É, no mínimo, impressionante.

* bispo da Igreja Universal do Reino de Deus


TAGS »