Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de Junho de 2017

  • 15/09/2010
  • 20:04
  • Atualização: 20:18

Ensino do Holocausto se torna obrigatório nas escolas municipais de Porto Alegre

Capital gaúcha é a primeira cidade brasileira a adotar a medida

  • Comentários
  • Correio do Povo

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira o projeto do vereador Valter Nagelstein (PMDB) que torna obrigatório, na rede de escolas municipais, o ensino sobre o Holocausto. O projeto prevê que o tema será tratado dentro da disciplina de História. O holocausto foi responsável pela morte de cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A capital gaúcha é a primeira cidade brasileira a adotar tal medida.

"Nós ainda vivemos na sombra do Holocausto, uma sombra que não se dissipa e que nunca se dissipará. É fundamental guardar esse período na memória, ainda que seja dos mais pesados da História", explicou Nagelstein. Para o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Henry Chmelnitsky, a aprovação da proposta merece louvor. "Todas as minorias estão sendo contempladas e os estudantes terão uma visão aprimorada da história".

O projeto de lei, agora, terá de passar pela sanção do prefeito José Fortunati. Após, será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre para entrar em vigor.

Bookmark and Share