Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 24/10/2010
  • 17:34
  • Atualização: 18:14

Órgãos de vítimas de Bagé beneficiarão até seis pessoas

Dois jovens morreram em acidente de carro e foram doados rins e fígados

  • Comentários
  • Ronan Dannemberg / Correio do Povo

Os rins e os fígados retirados das vítimas de um acidente de carro em Bagé deverão beneficiar até seis das 2,8 mil pessoas que aguardam por um transplante de órgãos no Estado. Segundo o coordenador da Central de Transplantes do Estado, Eduardo Elsade, assim que os doadores são constatados, os agentes responsáveis pela coleta dos órgãos já verificam qual a compatibilidade com os receptores que estão na fila e encaminham para algum hospital. "É um procedimento rápido, que dura algumas horas desde a retirada dó órgão até a realização do transplante. Os receptores devem receber a doação rapidamente”, explicou.

Segundo Elsade, são avaliados diversos itens, entre eles o tamanho do órgão para ver se o receptor pode recebê-lo e compatibilidade. Conforme Elsade, a principal demanda é por rins. A Central tem capacidade de realizar 100 transplantes por mês e o objetivo é ampliar para 150 procedimentos mensais.

A equipe da Central de Transplantes do Estado, que chegou a Bagé na manhã deste domingo, concluiu o trabalho de retirada dos órgãos por volta das 14h. O transporte até Porto Alegre foi realizado por um bi-motor fretado.

Acidente

O condutor de um Palio perdeu o controle do veículo quando dirigia pela avenida Padre Abílio Sponchiado, em Bagé, no começo da manhã de sábado. Com o acidente, o carro caiu numa valeta e capotou, deixando gravemente feridos Vanessa Bastos Dauchert, 15 anos, e Uilian da Silva Simoni, 20.

No começo da manhã de hoje, a equipe médica da Santa Casa de Bagé registrou morte cerebral das vítimas e, em seguida, as famílias autorizaram a doação dos órgãos. O Palio era conduzido por um terceiro jovem, de 18 anos, que foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da cidade por embriaguez.

Bookmark and Share