Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 30/12/2011
  • 17:20
  • Atualização: 18:50

Passeio ciclístico da Massa Crítica é escoltado pela primeira vez

Agentes da EPTC e da BM acompanham ciclistas pelas ruas da Capital

  • Comentários
  • Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Pela primeira vez o grupo Massa Crítica vai realizar um passeio ciclístico em Porto Alegre com escolta. Nesta sexta-feira, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) seguem de bicicletas em frente ao comboio. A retaguarda é feita por viaturas da EPTC e da Brigada Militar (BM).

Em outras ocasiões em que o grupo esteve reunido, o policiamento foi acionado somente no decorrer do trajeto. São esperados para hoje de 200 a 300 ativistas. O grupo realiza o passeio na última sexta-feira de cada mês. A escolta pode marcar uma nova etapa de manifestação do grupo, que esteve reunido nessa quinta-feira com Ministério Público (MP) e EPTC para adotar medidas que evitem congestionamentos na Capital.

No entanto, as partes não chegaram a um acordo, pois a EPTC exige que o movimento divulgue previamente o roteiro dos eventos e o Massa Crítica rebate alegando que esta atitude acaba cerceando à liberdade dos ativistas. O encontrou ocorreu depois que o PM recebeu um vídeo com supostas irregularidades de ciclistas bloqueando cruzamentos para a passagem de integrantes do coletivo. Para um dos representantes do grupo Massa Crítica, Naian Meneghetti, o evento de hoje será atípico e colocará em teste os acordos que foram firmados.

A concentração de ativistas ocorre em frente ao Largo Zumbi dos Palmares, na região central de Porto Alegre. Sem um trajeto definido, o grupo deve percorrer as ruas da Capital e chegar à sede da Prefeitura em torno das 22h.

Bookmark and Share