Correio do Povo | Notícias | Rádio Guaíba realiza hoje primeiro debate eleitoral

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

  • 27/07/2012
  • 08:17
  • Atualização: 08:22

Rádio Guaíba realiza hoje primeiro debate eleitoral

Estúdio Cristal reúne os sete candidatos à prefeitura de Porto Alegre às 13h05min

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os sete candidatos à Prefeitura de Porto Alegre ficarão frente a frente hoje, das 13h05min às 15h30min, para o primeiro debate das eleições deste ano na Rádio Guaíba. Adão Villaverde (PT), Érico Corrêa (PSTU), Jocelin Azambuja (PSL), José Fortunati (PDT), Manuela D''Ávila (PC do B), Roberto Robaina (PSol) e Wambert Di Lorenzo (PSDB) apresentarão, durante mais de 2 horas, as suas propostas para conquistar o voto dos mais de 1 milhão de eleitores da Capital. A mediação dos cinco blocos do debate, de aproximadamente 25 minutos cada, será feita pelo colunista e escritor Juremir Machado da Silva.

CORREIO DO POVO ACOMPANHA O DEBATE A PARTIR DAS 13H

Durante o debate, os candidatos responderão a questões feitas entre si sobre nove temas selecionados. Um sorteio, a ser realizado durante o programa, definirá a ordem dos candidatos para a realização das perguntas e os temas, no 2, 3 e 4 blocos.

No primeiro bloco, a ordem das perguntas obedece à disposição dos candidatos na mesa do debate. No quinto bloco, um sorteio definirá a ordem para que cada prefeiturável tenha 3 minutos, com tema livre, para suas conclusões. Uma comissão julgadora avaliará os eventuais pedidos de direito de resposta.

Em reunião realizada na semana passada na Rádio Guaíba, os representantes dos partidos e de coligações receberam as regras do debate. Na ocasião, também ocorreu o sorteio da disposição dos candidatos na mesa do programa.

Ontem, os candidatos reservaram parte de suas agendas de campanha para se prepararem para o debate na Rádio Guaíba. O petista Villaverde se reuniu à tarde com assessores para discutir o debate. A comunista Manuela optou pelo encontro com sua assessoria pela manhã, já que, à tarde, a candidata preferiu repousar.

O prefeito Fortunati deixou a preparação para a manhã de hoje. O pedetista se reunirá com a coordenação de campanha. Robaina teve reunião ontem com três candidatos à vereança na Câmara Municipal, onde definiu assuntos prioritários e estudou as regras do debate. Corrêa se reuniu com a coordenação de campanha no comitê central, no bairro Bom Fim, para estudar os temas e regras do debate.

Azambuja, que já vinha se preparando nos últimos dias, segundo sua assessoria, enviou um comunicado a todos os candidatos a vereador da coligação para que tenham atenção máxima ao debate de hoje.

Até o fechamento da edição, não foi possível contato com o candidato tucano Wambert Di Lorenzo e sua assessoria.

Regras do debate:

*O debate ocorre das 13h05min às 15h30min.

* Terá 5 blocos de 25 minutos cada.

* A disposição dos candidatos na mesa foi previamente definida em sorteio com a participação de representantes das coligações.

* Nove temas foram selecionados: educação, cultura, saúde, segurança, habitação, mobilidade, meio ambiente, gestão e turismo.

* No 1 bloco os candidatos terão 30 segundos para apresentação. Será sorteado um tema, e a ordem dos perguntadores segue a disposição da mesa. Quem pergunta escolhe quem responde.

* Nos 2, 3 e 4 blocos será sorteado um tema e a sequência de quem pergunta. O sorteado escolhe quem responde. Os candidatos não podem responder duas vezes no mesmo bloco.

* A pergunta deverá ser feita em 1 minuto. A resposta também. Tréplica e réplica serão de 30 segundos.

* No 5 bloco, cada candidato terá 3 minutos para o encerramento. O tema é livre.

* O direito de resposta será avaliado por uma comissão julgadora, composta por duas jornalistas e um advogado.

Bookmark and Share