Correio do Povo | Notícias | Quase 2 mil urnas chegam às zonas eleitorais de Porto Alegre

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

  • 05/10/2012
  • 09:58
  • Atualização: 10:15

Quase 2 mil urnas chegam às zonas eleitorais de Porto Alegre

Montagem das seções começará na tarde deste sábado

  • Comentários
  • Karina Reif / Correio do Povo

Com intervalo de 10 minutos entre uma viagem e outra, 26 carros transportaram nesta sexta-feira 1.949 urnas eletrônicas para nove zonas eleitorais em Porto Alegre. Nessa quinta, 339 máquinas já haviam sido encaminhadas para a 2ª Zona na Capital. A maior parte dos equipamentos destinados ao interior deve ser levada neste sábado e a previsão é de que, nesta tarde, todas as seções estejam montadas.

• Correio do Povo elaborou um guia do voto para esclarecer dúvidas de eleitores

Segundo o sócio-gerente da empresa licitada para fazer o trabalho de distribuição em Porto Alegre, Henrique Stelmach, as urnas são delicadas e a orientação para os funcionários responsáveis pelo transporte foi levar as caixas horizontalmente. Cada veículo acomodou de 50 a 79 caixas. Nesta sexta-feira, outras 568 devem ser levadas.

Um dos locais de votação que já recebeu seis urnas nesta sexta foi a Secretaria Estadual da Fazenda, na rua Siqueira Campos, no Centro. De acordo com o coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cássio Zasso, aproximadamente 30 mil máquinas estarão disponíveis em todo o Estado, contando com as reservas.

Zasso informou que o estabelecimento prisional no Rio Grande do Sul que terá local de votação será a Penitenciária Feminina Madre Pelletier, na Capital. “É o único com número mínimo de 50 pessoas que manifestaram interesse em votar”, explicou. Os internos do Centro de Atendimento Sócioeducativo (Case) com mais de 16 anos também terão oportunidade de escolher seus candidatos.

Zasso explicou que a abstenção é muito alta entre os apenados, geralmente mais de 50%. Segundo ele, o número mínimo de votantes para cada seção é previsto no Código Eleitoral. “Às vezes, em regiões rurais, muito afastadas, é autorizada a instalação, mas não houve nenhum caso este ano”, disse.

O serviço de informação ao eleitor “Disque-eleições” terá horário de funcionamento ampliado neste fim de semana. No sábado, o atendimento começará às 9h e se estenderá até as 22h. Já no domingo, as atividades começam às 7h e vão até as 17h. Segundo o coordenador do serviço, Rinaldo Castro, o trabalho está sendo ampliado gradativamente até atingir 50 postos de atendimento, no dia do pleito. O contato pode ser feito pelos telefones 148 (Porto Alegre e Região Metropolitana) e (51) 3016 5050.

 

Vinte e seis carros transportaram 1.949 urnas eletrônicas para nove zonas eleitorais da Capital / Foto: Vinícius Roratto

Bookmark and Share