Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 29/11/2012
  • 11:19
  • Atualização: 12:22

Operação da PF investiga supostas fraudes no sistema financeiro nacional

Agentes vistoriaram casas e empresas em Porto Alegre

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Bola de Ouro, na tentativa de reunir materiais que comprovem a ocorrência de crimes contra o sistema financeiro nacional em Porto Alegre. A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em casas e empresas situadas na Capital. Nos locais foram apreendidos documentos e dados de computador. Ninguém foi preso.

A investigação começou em julho de 2011 e é um desdobramento da Operação Hércules, deflagrada em 2009, que investigou e desarticulou uma organização criminosa que usava duas casas de câmbio da Capital para enviar milhões de dólares para o exterior, oriundos dos mais diversos crimes. O dinheiro era enviado através de um mercado paralelo de câmbio que funciona à margem do sistema financeiro regular, por meio de operações conhecidas como dólar-cabo.

Durante a operação, os agentes inspecionaram a casa de um empresário do ramo do futebol, que não teve a identidade revelada. Ele é suspeito de ser cliente do esquema revelado na Operação Hércules. Ainda segundo a PF, há indícios da movimentação de valores do e para o exterior sem que os recursos passasem por vias legais, ou seja, sem que houvesse controle do Estado sobre a origem do dinheiro. De acordo com a investigação, isso pode ter ligações com outros crimes como lavagem de ativos e sonegação tributária.

Bookmark and Share