Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Maio de 2013


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
15º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/01/2013 23:23 - Atualizado em 02/01/2013 23:36

Cientistas espanhóis criam vacina que controla HIV temporariamente

Medicamento consegue controlar vírus durante o máximo de um ano

Cientistas espanhóis desenvolveram uma vacina que permite controlar temporariamente o vírus da Aids em pacientes infectados. "O que fizemos foi dar instruções ao sistema imunológico para que aprenda a destruir um vírus que, digamos, na infecção natural, não conseguiu aprender a destruir", explicou Felipe García, que integra o grupo de pesquisadores do hospital Clinic de Barcelona.

Em testes realizados com pacientes, a vacina conseguiu controlar temporariamente a replicação viral com uma redução máxima superior a 90% com relação à carga inicial. "Esta situação é similar à resposta obtida com uma monoterapia com medicamentos antirretrovirais", segundo um comunicado do hospital Clinic.

No entanto, a vacina só consegue controlar o vírus durante o máximo de um ano, depois disso os doentes precisam voltar a tomar remédios antirretrovirais. Por esta razão, a equipe vai trabalhar para combiná-la com outras medidas. Assim mesmo, a vacina representa um avanço no controle da doença sem os antirretrovirais usados agora e que precisam ser tomados por toda a vida.

"Não chegamos lá, mas estamos perto", disse o chefe do departamento de Doenças Infecciosas do Clinic, Josep Maria Gatell, que dirigiu a equipe que fez a descoberta. "Na Aids falamos de preto ou branco, temos que conseguir a cura funcional - controlar o vírus sem antirretrovirais por toda a vida - como passo para a erradicação", acrescentou Gatell. "No futuro haverá que melhorá-la e possivelmente combiná-la com outra vacina terapêutica. Chegar até aqui nos custou sete anos e nos próximos três ou quatro anos trabalharemos nesta direção", insistiu.

Bookmark and Share



Fonte: AFP





» Tags:Geral Saúde Aids

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.