Correio do Povo

Porto Alegre, 26 de Maio de 2013


Porto Alegre
Agora
10ºC
Amanhã
12º 25º


Faça sua Busca


Notícias > Polícia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

04/01/2013 20:19 - Atualizado em 04/01/2013 20:27

Justiça interdita Instituto Penal de Viamão

Ministério Público alegou falta de controle dos apenados pela Susepe

Em março, IPV não pode mais receber presos<br /><b>Crédito: </b>  Camila Domingues / CP Memória
Em março, IPV não pode mais receber presos
Crédito: Camila Domingues / CP Memória
Em março, IPV não pode mais receber presos
Crédito: Camila Domingues / CP Memória

Maior albergue do Rio Grande do Sul, o Instituto Penal de Viamão (IPV), na região Metropolitana, não pode mais receber presos a partir de quatro de março. A determinação da Justiça atende a um pedido do Ministério Público em razão da suposta falta de controle dos apenados por parte da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Em 2010, em uma só noite, 32 apenados fugiram da unidade. Além do IPV, duas casas de detenção do regime fechado foram alvo de interdição, desde outubro - a Penitenciária Modulada de Montenegro e a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Susepe, o Estado foi comunicado hoje da decisão e já providenciou alternativas para contornar a interdição, que deve ocorrer em 60 dias. Para isso, já há dois espaços locados, com capacidade para 150 apenados cada, que servirão para desafogar os albergues, principalmente o IPV. Na casa do semiaberto há 450 presos – a capacidade inicial é de 410.

Apesar de não revelar quais cidades abrigarão essas unidades, a assessoria da Susepe adiantou que os presos continuarão na região Metropolitana. Em oito meses, quatro novos albergues devem ser construídos em regime de urgência, cada um com capacidade para 150 presos.

Sobre o fato de o IPV ser o local com maior incidência de fugas no sistema prisional gaúcho, a Susepe não se pronunciou.

Bookmark and Share

Fonte: Wagner Machado / Radio Guaiba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.