|
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira, suspeito de integrar o grupo separatista basco ETA, considerado uma organização terrorista pelo governo da Espanha. Segundo Ministério do Interior, Joseba Gotzon Vizán González, conhecido como Potxolín, estava foragido desde 1991 e vivia há vários anos no Brasil.
Ele é acusado de ferir gravemente o agente Manuel Muñoz Domínguez, do Corpo Nacional de Polícia espanhol, depois de ter colocado uma bomba, em 1988, no carro do policial. De acordo com o Ministério do Interior, a prisão foi resultado da colaboração da Polícia Federal brasileira com a Comissaria Geral de Informação do Corpo Nacional de Polícia da Espanha, a partir de uma ordem internacional de detenção.
Potxolín também é acusado de ter participado de um atentado frustrado contra a Comissária do Corpo Nacional de Polícia da localidade de Basauri, em Vizcaya, onde foram lançadas granadas contra o edifício.
Em outubro de 2011, o ETA anunciou que abandonou definitivamente o conflito armado, decisão que foi comemorada por autoridades espanholas. Durante mais de 50 anos, o grupo lutou por um País Basco independente, região que compreende o norte da Espanha e o extremo sudoeste da França. Estima-se que as atividades do grupo tenham matado mais de 850 pessoas.
Fonte: Agência Brasil
|