 Ministro da Saúde prioriza salvar vidas em Santa Maria Crédito: Fabio Dutra/Especial CP
|
Ministro da Saúde prioriza salvar vidas em Santa Maria
Crédito: Fabio Dutra/Especial CP
|
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) publicou, às 16h, sua lista oficial de 29 pacientes internados na unidade de saúde após a tragédia registrada na boate Kiss. Pouco depois, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez pronunciamento oficial na cidade, destacando o atendimento. Além do Hospital Universitário de Santa Maria, também há vítimas internadas no Hospital de Caridade, no Pronto Atendimento do Patronato e no Hospital da Guarnição de Santa Maria, além dos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde de Porto Alegre.
Padilha acompanhou a delegação presidencial a Santa Maria e se pronunciou ao fim da tarde. Ele fez um apanhado geral da situação dos sobreviventes e dos esforços que estão sendo realizados para garantir o melhor atendimento. "Temos cerca de 92 pacientes internados nos hospitais de Santa Maria e faremos todo o esforço para salvar todos, já que ainda podem ser salvos", definiu.
Ele salientou que a maior parte dos pacientes sofre de casos de insuficiência respiratória pela inalação de fumaça, cujo tratamento é menos complexo. "Uma minoria de pacientes está no quadro que chamamos de 'grandes queimados'", comentou. Pelo menos 14 pacientes que estava nesse quadro foram transferidos para Porto Alegre, conforme Padilha. O ministro citou a presença de grandes centros de referência na Capital, como o Hospital de Clínicas e o Cristo Redentor.
"Outros 11 pacientes deverão ser enviados para a Capital com queimaduras e mais nove seguirão monitorados para ver a necessidade de remoção", analisou Padilha. "Cerca de 30 pacientes em SM estão respirando através de aparelhos em estrutura de UTI e têm sua evolução monitorada", acrescentou o ministro.
Ele garantiu que a logística de transporte está montada da melhor maneira para garantir a saúde dos feridos. "Foram deslocadas dezenas de ambulâncias, UTIs móveis e SAMUS, com pelo menos 20 respiradores e devem chegar mais 30 respiradores mecânicos", relatou.
Confira a lista parcial de internados em SM abaixo:
Marcia Andrade Rodrigues Ricardo Holdbarbaum do Amaral Pedro Almeida Natani Ribeiro da Silva Sara Denise da Silva Bibiana Fontana Ribeiro Pedro Falcão Ribeiro Luis Arthur Resener de Morais Brian Zeppenfeld Denise Filipeto de Almeida Emilio Bernich Carmen Janaina Dutra F. Rodrigues Gabriela França de Abreu Capricie Pereira Hubner Fabiano Martins João Batista Gonçalves Junior Marosin Felipeto Eduardo Felipeto Klein Leonardo Guimarães Machado Barbara Aline Saudatti Felipeto Tatiele Soares Aniel Adriele Roth da Silva Guilherme Ferreira da Luz José Volp Natalia Lucero Fernandes Ana Cristina da Silva Henrique da Costa Mendes Muniz Amanda Ruas Freitas Rodrigo Costa Nunes
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba
|