Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Maio de 2013


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
11º 19º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

13/02/2013 12:42 - Atualizado em 13/02/2013 16:00

Porto Alegre é citada pelo Papa em discurso de abertura da Quaresma

Bento XVI fez primeira aparição pública desde o anúncio da renúncia

Papa saudou Porto Alegre em discurso de abertura da Quaresma<br /><b>Crédito: </b> Filippo Monteforte / AFP / CP
Papa saudou Porto Alegre em discurso de abertura da Quaresma
Crédito: Filippo Monteforte / AFP / CP
Papa saudou Porto Alegre em discurso de abertura da Quaresma
Crédito: Filippo Monteforte / AFP / CP

Na primeira aparição pública após anunciar que vai deixar o cargo no final deste mês, o Papa Bento XVI citou Porto Alegre em seu discurso de abertura da Quaresma, no salão de audiências do Vaticano na manhã desta quarta-feira. O pontífice foi recebido com aplausos por uma multidão e saudou os fiéis lendo mensagens em diversos idiomas, entre eles o português. "Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias", disse o Papa.

• Leia mais sobre a renúncia do Papa

Conclave deve começar entre 15 e 20 de março

No discurso, Bento XVI voltou a falar sobre as razões que o fizeram anunciar que deixará o pontificado em 28 de fevereiro. Ele reforçou que tomou a decisão "pelo bem da Igreja". Um dos motivos da renúncia seria a idade do pontífice - ele tem 85 anos. Ainda hoje, Bento XVI celebra a tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro.

Na segunda-feira, o Papa surpreendeu o mundo com a notícia. O Vaticano afirmou que o cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido por cardeais em um conclave, que deve ocorrer em até 20 dias após a renúncia. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar. Para poder participar da escolha do Papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.