 Criminoso e companheira foram presos ontem em Guaíba Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP
|
Criminoso e companheira foram presos ontem em Guaíba
Crédito: Polícia Civil / Divulgação / CP
|
Após capturar um dos criminosos mais procurados no Rio Grande do Sul, a Polícia Civil anunciou, em coletiva concedida nesta segunda-feira, que Dirceu Cardoso Tomé, 46 anos, conhecido por Cascão, fornecia veículos para quadrilhas especializadas em ataques a bancos no Estado.
De acordo com a polícia, o foragido era um dos maiores receptadores de caminhões furtados e roubados do Estado. Tomé também agia junto ao tráfico de drogas, negociando veículos por entorpecentes. Segundo a polícia, o criminoso atuava ainda no roubo de cargas.
O homem foi detido com a companheira de 39 anos no bairro Ermo, em Guaíba, na região Metropolitana, na noite desse domingo. O casal é suspeito de envolvimento na tentativa de assassinato de um integrante do bando, ocorrido em 12 de fevereiro passado, conforme o titular da DP de Guaíba, delegado Rafael Soares.
A vítima, acusada por Cascão de delatá-los ao Departamento Estadual de Investigações Criminosas (Deic), foi levada até um sítio em Barra do Ribeiro, mas conseguiu fugir após ser atingida por uma machadada na cabeça. Um Ford Del Rey, usado para levar a vítima, também foi aprendido. Soares lembrou ainda que Cascão possui uma revenda de veículo e um ferro-velho, além de sítios, sempre em nome de terceiros. “Ele era o elo de ligação entre a criminalidade”, observou.
O criminoso estava na mira da Polícia Civil desde novembro de 2012, quando foi deflagrada a megaoperação Borboleta. Na ocasião, 15 pessoas foram presas e 25 veículos foram recuperados. O suspeito, entretanto, não foi localizado. Segundo a titular da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, delegada Vivian do Nascimento, a ação foi realizada após seis meses de investigações para desarticular uma quadrilha especializada em furto e roubo de caminhões, além de receptação, clonagem e desmanche. Ela avaliou que o criminoso era um “grande articulador”.
Fonte: Correio do Povo
|