 Fidel Castro falou sobre morte de Hugo Chávez em um artigo de jornal Crédito: Roberto Chile / Cuba Debate / AFP / CP
|
Fidel Castro falou sobre morte de Hugo Chávez em um artigo de jornal
Crédito: Roberto Chile / Cuba Debate / AFP / CP
|
A morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, na última terça-feira abalou Fidel Castro. "Nos atingiu com força embora soubéssemos do estado crítico de sua saúde, afirmou nesta segunda-feira o líder cubano, de 86 anos, em sua primeira reação pública sobre a morte.
A frase aparece em um breve artigo publicado na primeira página do jornal oficial Granma. Segundo ele, "um telefonema por satélite comunicou a amarga notícia". Castro, amigo íntimo de Chávez e seu mentor político, acrescentou que, devido a um câncer, "faleceu o melhor amigo que o povo cubano já teve ao longo de sua história". "Cabe a nós a honra de ter compartilhado com o líder bolivariano os mesmos ideais de justiça social e de apoio aos explorados. Os pobres são os pobres em qualquer parte do mundo", disse.
Castro está afastado do poder desde 2006 devido a uma grave crise de saúde. Lembrou como em janeiro de 1959, 22 dias após tomar o poder em Cuba, visitou a Venezuela para agradecer a ajuda a sua revolução, e ali disse que "temos que nos aproximar e temos que nos apoiar solidamente, porque sozinhos e divididos fracassamos". "Disse aquilo naquele dia e hoje, 54 anos depois, ratifico!', ressaltou. Em seu breve artigo, Castro afirma que "nem sequer ele mesmo (Chávez) suspeitava o quão grande era". "Até a vitória sempre, amigo inesquecível", concluiu.
Fonte:
|