Correio do Povo

Porto Alegre, 18 de Junho de 2013


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
17º


Faça sua Busca


Notícias > Economia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

15/03/2013 09:57 - Atualizado em 15/03/2013 10:20

Prévia do PIB tem alta de 1,29% em janeiro, indica Banco Central

Em 2012, economia brasileira cresceu 0,9% segundo IBGE

O nível de atividade econômica do Brasil iniciou 2013 em alta em comparação com o mês de dezembro do ano passado. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB) - conjunto de bens e serviços produzidos no País -, avançou 1,29% em janeiro ante dezembro, de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Ainda segundo o BC, contra janeiro do ano passado, houve um crescimento de 2,73%, também considerando dados dessazonalizados. Já sem ajuste sazonal, o BC informou que foi registrado um crescimento de 3,84% no IBC-Br.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia - serviços, indústria e agropecuária. O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, atualmente, em 7,25% ao ano.

Em 2012, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira registrou crescimento de 0,9%. O resultado foi o pior desde 2009, quando o PIB havia registrado recuo de 0,3%. Apesar disso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega foi otimista e projetou expansão dos investimentos (6% a 8%) e para o crescimento da indústria (3% a 4%) em 2013.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo





» Tags:Economia PIB

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.