Correio do Povo

Porto Alegre, 26 de Maio de 2013


Porto Alegre
Agora
12ºC
Amanhã
12º 25º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

19/03/2013 16:03 - Atualizado em 19/03/2013 16:14

Pedido de vista adia votação do fim dos salários extras aos deputados gaúchos

Matéria deve entrar na pauta da Assembleia Legislativa na semana que vem

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Paulo Odone (PPS), pediu vista do projeto de resolução da Mesa Diretora que extingue o pagamento do 14° e 15° salários aos deputados estaduais, a partir do fim do ano. Com isso, a matéria, que tinha previsão de ir a plenário ainda nesta terça-feira, só deve entrar na pauta em uma semana.

Odone alegou que a presença do presidente da Casa, Pedro Westphalen (PP), é fundamental para a votação e frisou que já há excesso de projetos na Ordem do Dia. Westphalen viajou a Brasília para acompanhar a comitiva gaúcha chefiada pelo governador Tarso Genro.

O fim do 14° e 15° salários na Assembleia deve gerar uma economia de R$ 6,6 milhões aos cofres públicos em quatro anos. Mesmo que o projeto tenha sido aprovado por unanimidade pela Mesa Diretora, o líder do PT, Daniel Bordignon, em nome da bancada, se negou a dar acordo na íntegra ao documento. A deputada Marisa Formolo (PT) explicou que a bancada petista é contrária, também, à manutenção do pagamento de duas gratificações repassadas a parlamentares no início e término de cada mandato.

O valor da ajuda de custo é superior a R$ 14 mil. Os deputados defendem que o repasse é necessário para garantir a estabilidade de parlamentares recém-chegados do Interior em Porto Alegre. Marisa adiantou que uma proposta prevendo a extinção da ajuda de custo pode ser apresentada em plenário pela bancada.

Já o deputado Edson Brum (PMDB) rebateu a postura da bancada petista, que classificou como "demagoga", lembrando que os petistas são beneficiados com aumento de salário, mesmo votando contra. “É uma mania do PT ser contra o aumento de salário dos parlamentares, mas não devolve a diferença", atacou.

Bookmark and Share

Fonte: Lucas Rivas / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.