Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
23ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Economia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/12/2013 12:10

Mantega culpa segundo trimestre pelo PIB ruim no terceiro

IBGE revelou que crescimento foi de -0,5% no período

IBGE revelou que crescimento foi de -0,5% no período<br /><b>Crédito: </b> Fabio Rodgrigues Pozzebom / ABr / CP
IBGE revelou que crescimento foi de -0,5% no período
Crédito: Fabio Rodgrigues Pozzebom / ABr / CP
IBGE revelou que crescimento foi de -0,5% no período
Crédito: Fabio Rodgrigues Pozzebom / ABr / CP

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o crescimento forte do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, de 1,8% na série revisada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dificultou a expansão no terceiro trimestre por causa da alta base de comparação. "Com esse resultado do terceiro trimestre, de -0,5%, favorece um crescimento no quarto trimestre", destacou Mantega.

Segundo o ministro, os dados de crescimento no quarto trimestre "certamente serão positivos, mesmo porque isso é o que se percebe pelo movimento da economia". De acordo com Mantega, a revisão dos resultados do primeiro e do segundo trimestres do ano mostra que há uma concentração do crescimento no segundo trimestre. Ele apontou ainda que o setor de serviços teve um desempenho fraco, ao crescer 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo, e disse ainda que a alta de 2,9% do setor extrativo mineral da indústria mostra "alguma recuperação da economia global".

Para Mantega, no acumulado dos últimos quatro trimestres ante os quatro trimestres anteriores há uma expansão de 2,3%. Segundo ele, esta análise é a que "mais se aproxima do PIB anual" e o resultado "mais concreto" sobre o PIB. "Olhando para isto, estaríamos em 12 meses com agropecuária com crescimento de 5,1%. A indústria com 0,9% de crescimento e os serviços com 2,3%", afirmou Mantega.

Ele ressaltou que com o resultado do quarto trimestre isso "poderá se alterar". "Ainda é cedo para saber o que vai acontecer no quarto trimestre", avaliou, apesar de afirmar que a expectativa é de que o resultado do quarto trimestre seja positivo, com consumo e atividade aumentando.

Bookmark and Share

Fonte: AE





» Tags:Economia PIB


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.