Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

04/12/2013 23:20 - Atualizado em 04/12/2013 23:34

RS enfrenta risco de temporais e granizo nesta quinta-feira

Forte área de instabilidade traz chuva para a maioria das regiões

Intensas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada e manhã desta quinta-feira, trazendo chuva para a maioria das regiões gaúchas. Há o risco de pancadas localmente fortes a intensas, com altos volumes em curto período, além de temporais isolados de vento forte e granizo.

A instabilidade será maior no Oeste, Centro e Norte do Estado. No Sul, a chuva deve ser escassa na maioria das localidades. Com o quadro de instabilidade, a temperatura deve variar pouco e não se repete o calor da tarde desta quarta-feira.

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes e serão amenas em todas as regiões. As máximas, por sua vez, alcançam 27°C em Alegrete e 29°C em Uruguiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 25°C.

A massa de ar frio, de trajetória oceânica, que ingressou no Sul e no Leste do Estado, e que serviu de gatilho para os temporais isolados da terça, trouxe uma madrugada fria para esta época do ano em parte do Estado. Foram registradas mínimas de 9,6ºC em Livramento e 10,5ºC em Pelotas nessa madrugada. Rapidamente, contudo, ar muito quente tomou conta de todo o Rio Grande do Sul, tanto que as máximas à tarde foram de 32,9ºC em Livramento e 30,5ºC em Pelotas.

Nesta quinta, haverá uma nova troca de massas de ar, o que trará novamente risco de temporais. Massa de ar frio, responsável por provocar neve em pleno mês de dezembro em Ushuaia, na Terra do Fogo, avança pelo Leste da Argentina e encontrará a atmosfera aquecida no território gaúcho.

Com isso, a instabilidade explodirá com chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo. Vem replay entre segunda e terça. Ar quente ingressa com forte calor no fim de semana, mas outra massa de ar frio pode induzir muita chuva e novos temporais no início da semana que vem.



Fonte: Metsul







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.